Mania de Ler levará quase dois mil títulos infantis da Biblioteca Itinerante para quatro bairros da zona leste

Foto - Alfredo Fernandes (3)

A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, o programa de incentivo à leitura do Governo do Amazonas, o Mania de Ler, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), levará a programação do projeto Biblioteca Itinerante Infantil para mais quatro bairros de Manaus, desta vez na zona leste de Manaus: Cidade de Deus, São José, Alfredo Nascimento e Coroado, respectivamente. No momento, as três unidades móveis do projeto estão com mais de 1.800 títulos no bairro Compensa, desde a última segunda-feira, 14 de outubro. As três bibliotecas móveis permanecerão no bairro até a próxima sexta-feira, dia 18, em pontos estratégicos, próximos de escolas públicas.

A iniciativa é um projeto piloto com o intuito de fortalecer a política do Mania de Ler – de estimular o hábito da leitura na população amazonense. O projeto transformou três Kombis em bibliotecas móveis para facilitar o acesso das crianças ao livro. Cada Kombi ficará durante cinco dias em cada bairro. Elas são equipadas com 600 livros.

Os carros ficam posicionados em locais estratégicos, próximos de praças e escolas públicas. Durante toda esta semana, as bibliotecas móveis estão disponíveis para acesso da população infantil. A primeira está localizada próximo à Vila Militar Plácido de Castro, no Compensa 1. Outra está na rua Belo Horizonte, Compensa 2. A terceira Kombi está na rua da Estanave, Compensa 3. Todas funcionam das 9h às 17h.

Curiosidade – No bairro Compensa, o estudante Jhonisson Oliveira, 10, foi atraído primeiro pela curiosidade. Ele falou que as cores, as mesinhas, a tenda e, principalmente, o tempo livre o fizeram conferir de perto o que era aquela Kombi repleta de livros e de crianças curiosas em volta. “Eu sempre passo por aqui depois da aula, mas tive vontade de ficar e ler alguns livros de lendas e histórias em quadrinho”, disse o garoto.

A mesma curiosidade chamou a atenção de Izabel de Almeida, 10. Ela não hesitou em escolher vários livros e passar a tarde folheando figuras e histórias infantis. “Esse horário a gente aqui na rua costuma jogar queimada, brincar de manja, jogar bola, mas hoje foi bem diferente e interessante”, comparou a menina.

Atividades – Além dos livros de histórias, a Biblioteca Itinerante leva a estrutura para realizar pequenas apresentações e atividades ao ar livre para diversas faixas etária com supervisão de equipes pedagógicas da SEC. No acervo, além de títulos clássicos é possível apreciar artistas locais. O projeto também prevê a troca dos títulos conforme a demanda e faixa etária.

Previsão de ampliação do projeto – O coordenador do Mania de Ler, Antônio Auzier, falou que o projeto está em fase experimental de aceitação do público. “Mais do que estimular as crianças à leitura, nós queremos agradar o público, fazer com que elas participem e sigam com esse gosto pelos livros”, destacou Auzier.

O coordenador adiantou que, caso o resultado do projeto seja positivo na capital, a meta é ampliar a iniciativa, levando a Biblioteca Itinerante para a Região Metropolitana de Manaus com pelo menos dez Kombis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *