Confira os itens de julgamento de acordo com o regulamento oficial do Festival

Os bumbás são julgados pelos jurados de acordo com o desempenho dos itens. São 21 itens, dos quais nove são individuais (Apresentador, Levantador de Toadas, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Pajé e Boi Bumbá Evolução).

Confira os itens que serão avaliados pelos jurados:

01- Apresentador – Individual
É o Mestre de Cerimônia. Precisa ter domínio de arena e de público, fluência verbal, impostação de voz, ótima dicção, alegria e atenção a tudo o que se passa dentro da arena.

Junior Paulain defende as cores azul e branco do Caprichoso

Junior Paulain defende as cores azul e branco do Caprichoso

Israel Paulain, irmão de Júnior, defende as cores do Garantido.

Israel Paulain, irmão de Júnior, defende as cores do Garantido.

02 – Levantador de toadas- Individual
Marca o centro do espetáculo. Sua voz conduz o tema. Precisa ter afinação, dicção, timbre e técnica de canto.

David Assayag está no boi Caprichoso, mas já foi levantador de toadas do Garantido.

David Assayag está no boi Caprichoso, mas já foi levantador de toadas do Garantido.

Sebastiao Junior defenderá pela  quarta vez o item numero 2 do Festival  em 2013.

Sebastião Júnior defenderá pela quarta vez o item número 2 do Festival em 2013.

03 – Batucada ou Marujada – Coletivo
Dá sustentação rítmica à apresentação. Serve de base ao espetáculo, fornecendo o ritmo das toadas. Deve ter cadência e harmonia.

04 – Ritual indígena – Estrutura artística
Recriação de um ritual xamanístico, dentro do contexto folclórico; fundamentado através de pesquisa. Leva-se em conta a teatralização e os efeitos criados.

05 – Porta-Estandarte – Individual
Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.

06- Amo do Boi – Individual
É o dono da fazenda. Precisa ter boa dicção, desenvoltura e elegância, desempenhar expressões cênicas e ser capaz de criar com muita qualidade poemas improvisados.

Tony Medeiros é Amo oficial do Boi Bumbá Garantido desde 1996.

Tony Medeiros é Amo oficial do Boi Bumbá Garantido desde 1996.

Edilson Santana é o amo do boi Caprichoso.

Edilson Santana é o amo do boi Caprichoso.

07 – Sinhazinha da Fazenda- Individual
É a filha do dono da fazenda. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.

08 – Rainha do Folclore – Individual

Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.

 09 – Cunhã-Poranga – Individual
Representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem.

10 – Boi-Bumbá Evolução – Individual

É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.

caprichoso

O tripa do Caprichoso é quem dá os movimentos ao boi.

Piçanã é o tripa do Garantido.

Piçanã é o tripa do Garantido.

11 – Toada: Letra e Música – Abstrato
Suporte literário e musical do festival. Avalia-se a melodia, a métrica, o conteúdo, a composição, a harmonia. Deve servir de elo entre a individualidade e o grupo.

12 – Pajé – Individual
É o curandeiro, xamã, sacerdote. Ponto de equilíbrio das tribos. Precisa apresentar expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, segurança e domínio do espaço cênico.

André nasceu na Baixa do São José e desde criança brinca no boi.

André Nascimento nasceu na Baixa do São José e desde criança brinca no boi Garantido.

Waldir Santana é pajé do Caprichoso desde 1994.

Waldir Santana é pajé do Caprichoso desde 1994.

13 – Tribos indígenas – Coletivo

Apresentação de um agrupamento nativo da Amazônia. Considera-se: sincronia de movimentos, fidelidade às raízes, cores, expressões cênicas, formas de dançar e movimentos originais.

14 –Tuxauas – Coletivo
Chefe supremo da tribo. Representação alegórica do imaginário indígena e caboclo da Amazônia. Manter a fidelidade ao tema da noite, ser rico em detalhes nas confecções do capacete.

15 – Figura típica regional – Artístico
Algum símbolo da cultura amazônica, que homenageie as raízes da terra.

16 – Alegoria – Artístico
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para a apresentação. Considera-se acabamento, execução, funcionalidade, porte e estética.

17- Lenda Amazônica – Artístico
Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo. Imaginação, envolvimento e encenação são importantes neste item.

18 – Vaqueirada – Coletivo
Guardiã do Boi. Deve apresentar tradição, sintonia e coreografia.

19 – Galera – Coletivo
Massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo. Elemento de apoio ao espetáculo, dando estímulo à apresentação.

 20 – Coreografia – Coletivo
Os movimentos de dança apresentados durante todo o espetáculo. Avalia-se: dinâmica, movimentos, ritmo e sincronia.

21 – Organização e Conjunto Folclórico – Apoteose
Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo do espetáculo, e, por sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.

Pai Francisco e Mãe Catirina: Marido e mulher, figuras folclóricas e burlescas da fazenda. Apresentam-se de forma desenvolta, artística, cômica, engraçada e improvisada. Obs: Não pontuam, mas são obrigatórios na apresentação.

 

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