Os bumbás são julgados pelos jurados de acordo com o desempenho dos itens. São 21 itens, dos quais nove são individuais (Apresentador, Levantador de Toadas, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Pajé e Boi Bumbá Evolução).
Confira os itens que serão avaliados pelos jurados:
01- Apresentador – Individual
É o Mestre de Cerimônia. Precisa ter domínio de arena e de público, fluência verbal, impostação de voz, ótima dicção, alegria e atenção a tudo o que se passa dentro da arena.
02 – Levantador de toadas- Individual
Marca o centro do espetáculo. Sua voz conduz o tema. Precisa ter afinação, dicção, timbre e técnica de canto.
03 – Batucada ou Marujada – Coletivo
Dá sustentação rítmica à apresentação. Serve de base ao espetáculo, fornecendo o ritmo das toadas. Deve ter cadência e harmonia.
04 – Ritual indígena – Estrutura artística
Recriação de um ritual xamanístico, dentro do contexto folclórico; fundamentado através de pesquisa. Leva-se em conta a teatralização e os efeitos criados.
05 – Porta-Estandarte – Individual
Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.
06- Amo do Boi – Individual
É o dono da fazenda. Precisa ter boa dicção, desenvoltura e elegância, desempenhar expressões cênicas e ser capaz de criar com muita qualidade poemas improvisados.
07 – Sinhazinha da Fazenda- Individual
É a filha do dono da fazenda. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.
08 – Rainha do Folclore – Individual
Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.
09 – Cunhã-Poranga – Individual
Representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem.
10 – Boi-Bumbá Evolução – Individual
É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.
11 – Toada: Letra e Música – Abstrato
Suporte literário e musical do festival. Avalia-se a melodia, a métrica, o conteúdo, a composição, a harmonia. Deve servir de elo entre a individualidade e o grupo.
12 – Pajé – Individual
É o curandeiro, xamã, sacerdote. Ponto de equilíbrio das tribos. Precisa apresentar expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, segurança e domínio do espaço cênico.
13 – Tribos indígenas – Coletivo
Apresentação de um agrupamento nativo da Amazônia. Considera-se: sincronia de movimentos, fidelidade às raízes, cores, expressões cênicas, formas de dançar e movimentos originais.
14 –Tuxauas – Coletivo
Chefe supremo da tribo. Representação alegórica do imaginário indígena e caboclo da Amazônia. Manter a fidelidade ao tema da noite, ser rico em detalhes nas confecções do capacete.
15 – Figura típica regional – Artístico
Algum símbolo da cultura amazônica, que homenageie as raízes da terra.
16 – Alegoria – Artístico
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para a apresentação. Considera-se acabamento, execução, funcionalidade, porte e estética.
17- Lenda Amazônica – Artístico
Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo. Imaginação, envolvimento e encenação são importantes neste item.
18 – Vaqueirada – Coletivo
Guardiã do Boi. Deve apresentar tradição, sintonia e coreografia.
19 – Galera – Coletivo
Massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo. Elemento de apoio ao espetáculo, dando estímulo à apresentação.
20 – Coreografia – Coletivo
Os movimentos de dança apresentados durante todo o espetáculo. Avalia-se: dinâmica, movimentos, ritmo e sincronia.
21 – Organização e Conjunto Folclórico – Apoteose
Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo do espetáculo, e, por sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.
Pai Francisco e Mãe Catirina: Marido e mulher, figuras folclóricas e burlescas da fazenda. Apresentam-se de forma desenvolta, artística, cômica, engraçada e improvisada. Obs: Não pontuam, mas são obrigatórios na apresentação.
Deixe um comentário