26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Doze anos após o crime, Caso Fred será julgado em junho deste ano

Publicado em 14 de janeiro, 2013

Doze anos após o crime ter sido cometido, o 2º Tribunal do Júri da Comarca de Manaus deve julgar em junho um caso que ganhou muita repercussão na capital: o caso Fred.

O técnico agrícola Fred Fernandes da Silva foi morto a tiros em junho de 2001, depois de deixar a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde esteve para visitar Fred Júnior, à época preso acusado de matar a ex-namorada. O crime ocorreu no dia 10 de junho de 2001, no cruzamento das ruas Ramos Ferreira e Duque de Caxias, no Centro de Manaus.

Estão previstos os julgamentos de Waldemarino Damasceno, Terezinha de Jesus Rocha, Erivan Pereira, Ronaldo da Silva, Olavo Paixão e Claudiney da Silva Feitosa. Todos são acusados pelo assassinato do técnico agrícola e tentativa de homicídio contra Maria da Conceição dos Santos Silva e Adonis dos Santos Silva, esposa e filho de Fred Fernandes, respectivamente.

Na denúncia do Ministério Público consta que o crime teria sido encomendado por Waldemarino, para vingar a morte da filha Danielle, de 20 anos, ex-namorada do filho do técnico agrícola.

Considerado pelo próprio Ministério Público como um caso complexo, devido ao número de acusados e testemunhas, o processo tem 11 volumes e previsão é que o julgamento dure mais de um dia.

Primeiro semestre

De acordo com a pauta do primeiro semestre, os trabalhos iniciarão no dia 18 de fevereiro e os julgamentos vão ser realizados no Plenário do Fórum Ministro Henoch Reis, na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e no Centro Universitário do Norte (Uninorte). Serão realizados 72 julgamentos neste primeiro semestre.

O primeiro julgamento do ano pautado é de Alcimar Bernardo da Silva, acusado de homicídio simples, e será realizado no Uninorte.

No Fórum Ministro Henoch Reis, as atividades vão começar com o julgamento de Denilson da Silva Ribeiro e Rute da Silva Cordovil, acusados de homicídio contra Miracelia Paiva Mota, crime ocorrido em 2005.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.