Pintura de faixas de trânsito tem norma da ABNT e não pode ‘sumir com a primeira chuva’

Fiquei curioso com o assunto da pintura e demarcação viária nas ruas de Manaus com a utilização de material incorreto que não resiste às chuvas e ao próprio trânsito.

Tal assunto foi objeto de comentários no CBN Manaus de 17 e 18.10.

Existem várias normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre o assunto, com a aplicação de microesferas de vidro reflexivas.

A Prefeitura de Belo Horizonte possui inclusive um excelente manual técnico sobre o assunto, disponível na Internet e facilmente encontrável pelo Google.

Realmente o que falta em Manaus é seriedade.

Arivan de Carvalho Nunes

 

RESPOSTA:

O assunto foi levantado por mim, a partir da constatação de que a velocidade média do tráfego na avenida Torquato Tapajós, trecho entre a entrada da Cidade Nova e a Rodoviária, é de 10 km/hora. Há várias razões, segundo técnicos que ouvi e pelo que vi, há duas razões básicas para isso, além dos problemas viários característicos da cidade: caminhões e ônibus circulando em todas as pistas e trocando de faixas indiscriminadamente; falta de faixas de circulação de veículos.

Foi quando um ouvinte ligou para dizer que as faixas desaparecem tão rapidamente que aparentam ter sido pintadas com cal. Minha opinião é que a falta de manutenção é tão gritante que todos têm o direito de ter essa impressão mesmo.

Não dá para uma cidade como Manaus, com orçamento de mais de R$ 3 bilhões/ano, se dar ao luxo de ter uma avenida como a Torquato Tapajós, passagem quase obrigatória de quem vem ou vai para o aeroporto “internacional” Eduardo Gomes, sem a pintura das faixas horizontais. Aquilo vira um mar de desorganização na hora do rush ou mesmo fora dele.

Como é que o agente de trânsito vai multar alguém que dirige em ziguezague, se não há faixa para dizer por onde ele deve trafegar?

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10 comentários

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  1. Arivan de Carvalho Nunes disse:

    A propósito, a tinta a ser utilizada é acrílica e, pela norma, é a mesma utilizada em pistas de aeroportos. Ou seja, deveria durar.
    Mas o que me assusta mesmo é saber que nem Prefeitura nem Governo do Estado tem a menor idéia de onde está sinalizado e onde não está. A coisa toda é feita de improviso e com base no “apelo” popular.
    As sinalizações horizontal e vertical são escassas, feitas sem planejamento ou estudo, e pasmém, às vezes contraditórias.
    Torço para que as futuras administrações tratem a cidade se não com carinho, pelo menos com seriedade.

  2. Ricardo disse:

    Deve se utilizar a tinta correta, mas não podemos perder de vista que também o asfalto é de qualidade inferior ao que deveria ser, ela simplesmente se desfaz. Pode se observar pelo grande quantidade de areia nas sarjetas das ruas, isto é asfalto desfeito.
    Acompanhei uma obra particular numa grande empresa do DI e lá o asfalto empregado foi de 1a qualidade pela mesma empreiteira que normalmente faz serviços na cidade.
    Posso afirmar que o asfalto e a pintura depois de 16 anos de tráfego pesado de caminhões e empilhadeiras está em perfeitas condições, mesmo sem qualquer manutenção, pois todo o projeto incluiu também a correta drenagem da água pluvial, nãda empossa e o solo abaixo do asfalto também não encharca.

  3. José Izel disse:

    Não é somente a AM-10, praticamente toda a cidade está sem sinalização. Ando pelas ruas da zona Oeste e é uma aventura trafegar. Aliás, não ouço nenhuma proposta dos candidatos para a Zona Oeste.

  4. Amaral disse:

    Boa parte da cidade não tem sinalização, principalmente da Praça 14, onde o trânsito virou um verdadeiro inferno! Copiaram a idéia de Miami em se pintar as faixas de vermelho, só que diferente de lá não instalaram semáforos! Na Recife, por exemplo – antes e depois do 28 de agosto, os pedestre pedem para os carros parar e às vezes se jogam em uma faixa que foi “desativada” com tinta guache e que está aparecendo novamente, tornando a via intrafegável e muito mais perigosa…Cadê o dinheiro do IPVA? O gato comeu…

  5. claudio melo disse:

    VCS, JA VIRAM A NOVIDADE? A PINTURA DA FAIXA É SÓ UMA METADE. SEVC, VEM TÁ PINTADO , MAS QUANDO O CARRO DESCE,
    NAO. TÁ PRETO. NO LADO OPOSTO A MESMA COISA. EM SUMA,
    VC. SÓ VÊ UMA BANDA DA FAIXA AMARELA NO LADO QUE VC. VEM
    DIRIGINDO. COISA MODERNA, ECONOMIA? ENGANA POVO OU ROUBALHEIRA MESMO? SERÁ QUE DÃO AS FAIXAS COMO PINTADAS?

  6. Adonias disse:

    A tinta usada para essa pintura é uma tinta especial, clorada e em alta temperatura com esferas de vidro para refletir o farol dos automóveis. O DETRAN possui este maquinário, mas existe uma discussão a respeito de quem é o responsável pela sinalização das vias, se o Estado ou a Prefeitura. Independente da briga, o problema precisa ser resolvido. Agora, é preciso mudar a legislação quanto a punição pra quem muda de faixa sem a devida sinalização. já existem no Brasil cidades que mudaram e passaram a usar as câmeras de rua para autuar esses motoristas irresponsáveis.

    1. claudio melo disse:

      Caro Adonias, estamos falando de faixas de rolamento ou lombadas ( tipo apelidadas de quebra-molas ) ? as lombadas são amarelas pelo CTB. as de trafegabilidade são brancas apenas demarcando onde o cidadão deve andar faixa 1, 2,3,4 como em salvador , e outras cidades. mas aqui……..não tem nada nem faixa, nem fiscalização, nem respeito…

    2. claudio melo disse:

      nunca vi lombadas brilhando com esferas de vidro ( ou chama-se pó de vidro ) quem vê me avise isso foi há muitos anos atrás……….e bote anos ……

  7. wdsom moraes disse:

    qual o custo desas faixas quen vende atimta e quen pinta sera que e barato ou muitoooooooooooooooo caro.

  8. Gostaria de um esclarecimento por divergência com o setor de transito de minha cidade.
    A pintura de faixa amarela nas sarjetas proíbe o estacionamento de veículos, podemos parar para descer ou pegar passageiro, Certo?
    A duvida é quanto as faixas normalmente pintadas na frente de pronto socorros e clinica de tratamento de saúde, além dessas faixas é obrigatório a instalação de placa vertical com o símbolo “E” cortado “/” ?
    Ou apenas a pintura da faixa ?
    Pelo que sei essas placas verticais é quando tem trechos de via publica que o estacionamento atrapalha o fluxo.
    Se possível informe número de lei ou outro dispositivo legar que mostra o que informarão.
    Aguardo, antecipadamente agradecendo