A partir dessa quinta-feira, (16), o Museu Nacional dos Correios, em Brasília, capital do Distrito Federal, será a sede da exposição “Arte Contemporânea no Amazonas”, com curadoria de Romaric Bã, da L´Escalier Romaric, apoio dos Correios e patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
A exposição que contará com obras de 20 artistas amazonenses é resultado da realização da Pré-Bienal de Artes do Amazonas, que aconteceu entre os dias 30 de março a 30 de maio de 2012, e que antecede a primeira bienal de artes visuais no Amazonas, “Amazônia I”.
O evento visa fomentar as artes plásticas no Amazonas, expor o trabalho dos amazonenses e chamar atenção do Brasil e do mundo para contato com as artes visuais de produção local. A exposição vai até o dia 30 de setembro, e está aberta ao público de terça-feira à sexta-feira, de 10h às 19h e sábados, domingos e feriados das 12 às 18h.
“Arte Contemporânea” no Amazonas contará com peças de 20 expositores: Francimar Barbosa, Jair Jacmont, Jandr Reis, Nelson Falcão, Otoni Mesquita, Eli Barcelar, José Stênio, Turenko Beça, Mário de Paula, Rita Loureiro, Pedro Falabella, Hahnemann Bacelar, Oscar Ramos, Manausmacaco, Sérgio Cardoso, Buy Chaves, Cristovão Coutinho, Rui Machado e Moacir de Andrade e Zeca Nazaré.
A mostra que explora os mais diferentes universos da criatividade de cada artista conta com 55 obras, sendo que (12) integram o acervo da Secretaria de Estado de Cultura: (3) do artista plástico Hahnemann Bacelar, (2) de Rui Machado, (3) de Rita Loureiro, (3) de Zeca Nazaré e (1) José Stênio). O restante faz parte do acervo pessoal dos expositores que integram a ação. “A criatividade e o talento dos artistas amazonenses devem ser mostrados para o resto do mundo. O Governo do Amazonas entende que a arte tem o dom de se comunicar com cada um de nós, nas suas mais diversas formas de exposição. E a participação desses grandes talentos de nossa região em exposições fora do Estado é o resultado de ações como a Pré-bienal, que visa antes de mais nada fomentar as artes plásticas no Amazonas e abrir novas oportunidades de negócios”, observa o Governador Omar Aziz.
Para o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga a exposição é apenas uma amostra do que ainda está por vir com a Primeira Bienal de Artes do Amazonas, prevista para acontecer em 2013, sendo a exposição “Arte Contemporânea no Amazonas”, o resultado desse primeiro passo. “A exposição que acontece em Brasília consolida a vontade pessoal do governador Omar Aziz de dar oportunidade aos artistas amazonenses de expor suas obras em outros Estados, pois passam a ganhar uma projeção ainda maior de nível nacional e a visão de outros horizontes. Sendo esse o resultado positivo da Pré-Bienal de Artes no Amazonas e nosso objetivo é intensificar mais ações como essas”, conclui o secretário Robério Braga.
Museu Nacional dos Correios
Inaugurado em 15 de janeiro de 1980, o Museu Postal e Telegráfico da ECT participou ativamente do Roteiro Cultural e Turístico de Brasília durante vinte anos, até seu fechamento para reformas em 2001.
Seu acervo, com cerca de um milhão de peças abrangendo os temas História Postal, Historia Telegráfica e Filatelia, foi totalmente restaurado e seguindo um moderno conceito museológico.
O Museu Nacional dos Correios conta com auditório preparado para exibições cinematográficas e teatrais com capacidade para 100 lugares, cafeteria, um terraço panorâmico para eventos culturais, além de um laboratório de restauro de acervos textuais e tridimensionais e de um campus avançado da memória da tecnologia postal e telegráfica.
Deixe um comentário