05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Aleam aguarda parecer de Procuradoria para decidir se abre CPI contra Amazonas Energia

Publicado em 20 de março, 2012

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aguarda parecer da Procuradoria Geral da Casa para decidir se instala Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Eletrobras Amazonas Energia por conta dos apagões que ocorrem na cidade. O tema será discutido pelos parlamentares em reunião programada para esta quarta-feira (21.03).

O objetivo do parecer, segundo o presidente da Aleam, Ricardo Nicolau (PSD), é avaliar se o Parlamento Estadual está apto para atuar diretamente nesse caso, já que o alvo da CPI é uma autarquia federal. “O doutor Vander Goes (procurador da Aleam) vai preparar um documento que aponte nossa competência de abrir a CPI para que não sejamos surpreendidos, no futuro, com uma decisão judicial suspendendo o nosso trabalho”, argumentou.

Em paralelo, o presidente da ALEAM delegou a Comissão de Gestão e Serviços Públicos, que é presidida pelo deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), a montar uma agenda para que a Casa potencialize suas articulações com os dirigentes da Amazonas Energia. “A CPI é o último estágio de investigação do Parlamento, algo extremamente sério e eficaz, mas acredito que esse seja o último estágio”, ressaltou.

Nicolau também disse ter sido surpreendido com as recentes declarações do diretor de geração, transmissão e operação da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, ao afirmar que o atual sistema não atende à demanda de Manaus. O chefe do Legislativo citou as afirmações feitas por Rosa em encontro no início deste mês, na ALEAM, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério Público do Estado (MPE-AM).

“O senhor Tarcísio Rosa reafirmou que não temos no Amazonas, já há algum tempo, problema na geração, mas problemas pontuais. Até porque o Amazonas é campeão na incidência de raios”, lembrou Nicolau. “Mas o que não podemos é deixar que Manaus volte ao passado, como por exemplo, em 1997, quando houve racionamento de energia”.

O presidente voltou a defender o Linhão de Tucuruí como a melhor alternativa para estabilizar a geração e fornecimento de energia elétrica na capital e interior. O empreendimento, que interligará o Amazonas ao Sistema Integrado Nacional (SIN) está em obras desde o ano passado e tem entrega prometida para julho de 2013.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.