04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Campanha Pescador Fique Legal começa nesta semana

Publicado em 08 de novembro, 2011

A quarta edição da Campanha Pescador Fique Legal começa nesta quarta-feira (9), a partir das 14h, no Centro de Treinamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) com a distribuição de material informativo para os representantes das 23 instituições que assinam com o órgão estadual de meio ambiente a Campanha de conscientização sobre a importância do Defeso. A campanha vai às ruas na próxima sexta-feira (11), em Manaus.

O material informativo de apoio à Campanha compreende 10 mil folhetos com a menção de todos os normativos que regulam a pesca no Amazonas e com a indicação dos períodos de pesca proibida referente a cada espécie protegida pelo Defeso. Ainda foram produzidos cinco mil cartazes, faixas e painéis que serão utilizados nas áreas de abordagens como os centros de abastecimento – mercados e feiras públicas, locais de venda de pescado, terminal pesqueiro – e outros locais estratégicos de escoamento do produto.

Dez mil folhetos serão distribuídos em locais estratégicos, como feiras e mercados.

O Defeso é o período estabelecido por lei para a proibição de pesca, transporte, comercialização, armazenamento e beneficiamento de espécies que estão em período de reprodução para evitar a extinção da espécie e assegurar a oferta do recurso pesqueiro, um dos principais alimentos do povo amazônico e potencial mercado econômico.

No próximo dia 15, conforme Portaria IBAMA 48/2007, passam a compor o Defeso no Estado a pirapitinga, mapará, sardinha, pacu, aruanã e matrinxã, permanecendo com a pesca proibida até 15 de março de 2012.

O Tambaqui tem o defeso regulado pela Instrução Normativa 35/2005 do Ministério do Meio Ambiente. Para esta espécie, a proibição de captura, transporte, armazenagem e beneficiamento já começou no dia 1º de outubro e só termina em 31 de março do próximo ano.

Quanto ao pirarucu, seu defeso é durante todo o ano, conforme duas instruções normativas (IN) do IBAMA. A IN 34/2004 define a proibição para o período de 1º de dezembro a 31 de maio e a IN 1/2005 que acrescenta a proibição nos outros meses desse intervalo, de 1º de junho a 30 de novembro.

A gerente de Controle de Pesca do IPAAM, Nonata Lopes, esclarece que a comercialização do pirarucu, durante todo o ano, só pode ocorrer com os indivíduos oriundos de manejo de pesca ou criação em cativeiro. “Seria muito bom que os consumidores pedissem ao vendedor a comprovação da origem do pirarucu na hora de comprá-lo e que também o comerciante só adquirisse o produto de forma legal. Nisso reside o verdadeiro sentimento de preservação da espécie”, comentou a gerente que está à frente da coordenação da Campanha Pescador Fique Legal de 2011.

A gerente lembra que para o período do Defeso o pescador tem o seguro defeso como uma compensação financeira pelas espécies que não pode comercializar e a alternativa de oferecer outras espécies livres de captura e comercialização para o mercado consumidor.

Maués – Também nesta quarta-feira haverá a distribuição do material e o detalhamento dos objetivos da Campanha durante a realização, em Maués, no auditório Edmundo Xavier Albuquerque, do III Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (III Fopes/AM), pelo próprio presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski.

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.