Mirante da Embratel será Fan Park Memorial Encontras Águas sob projeto de Niemeyer

Está na Câmara de Manaus o Projeto de Lei nº 140/2011, de iniciativa da Prefeitura, cedendo o direito real de uso de terras municipais ao Governo do Estado, no local conhecido como Mirante da Embratel. O governador Omar Aziz espera apenas a aprovação pelos vereadores para anunciar que no local será construído o Memorial Encontro das Águas, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com adaptações para receber um dos Fan Parks exigidos pela Fifa de todas as sedes da Copa do Mundo de 2014.

Visão do Encontro das Águas a partir do Mirante da Embratel

O Mirante da Embratel, o ponto mais elevado da área, tem a melhor visão do Encontro das Águas, ficando equidistante entre o porto Chibatão, em operação e à montante (rio acima) do Encontro das Águas, e o futuro Porto das Lajes, à jusante do fenômeno natural (rio abaixo). O mirante fica a cerca de dois quilômetros de ambos.

A mensagem enviada aos vereadores pelo prefeito Amazonino Mendes tem regime de urgência. Niemeyer concebeu o projeto a pedido do ex-prefeito Serafim Corrêa. O atual vereador e ex-vice-prefeito Mário Frota (PDT) foi encarregado de convencer o mestre, com o argumento de que há apenas uma obra dele na Amazônia, o Memorial dos Cabanos, em Belém do Pará.

O Fan Park Memorial Encontro das Águas terá stands de informações turísticas, telões para transmissão de jogos e espaço para um público de 20 mil pessoas, conforme a mensagem enviada aos vereadores. A ideia original de Niemeyer inclui centro de ciências, equipado com auditórios, bibliotecas especializadas, além de um aquário contendo espécies da fauna de igarapés, lagos e rios.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *