As 74 comunidades rurais de Nhamundá (AM), localizado na divisa com o Pará, receberão livros do projeto de bibliotecas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) conhecido como Arca das Letras. O trabalho, que inicia amanhã, às 8h, com curso de formação de moradores para fazer circular e cuidar dos livros, resulta de parceria entre MDA, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Nhamundá (Sintraf-NHA). A entrega oficial das bibliotecas será às 14, na Associação de Mulheres de Nhamundá.
O Sintraf-NHA ajudou na construção dos móveis-bibliotecas (arcas), com apoio da Prefeitura, e realizou consulta comunitária para planejamento da biblioteca. Os formulários de consulta forneceram o perfil das comunidades e as informações para que o MDA formasse acervos adequados às necessidades e interesses dos moradores do campo, além de indicaram as pessoas que vão cuidar de cada biblioteca e o local para sua instalação.
O Arca das Letras reúne uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de instalação das bibliotecas em comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e as Delegacias Federais do MDA nos Estados.
O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e, desde então, já implantou mais de 8,5 mil bibliotecas em todo o País, atendendo a mais de 1,5 milhão de famílias de agricultores familiares, ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de assentamentos e pescadores.
No Amazonas já foram implantadas 341 bibliotecas do programa e formados mais de 600 agentes de leitura. Eles administram as bibliotecas, ajudam as atividades escolares dos moradores e incentivam a leitura, contribuindo para melhorar os índices educacionais e apoiando as ações culturais no campo.
Programação:
22 de julho de 2011 – sexta-feira – Nhamundá/AM
8h: Capacitação de 148 agentes de leitura do município de Nhamundá/AM
14h: Solenidade de entrega de 74 bibliotecas para as comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura
Local: Associação de Mulheres de Nhamundá – Rua Sinézio Souza, S/N, Bairro Gilberto Mestrinho – Nhamundá-AM
Veja mais notícias em Destaques