A briga pelas comissões da Assembléia e o dia seguinte

Houve uma verdadeira guerra pela ocupação das Comissões Técnicas da Assembléia Legislativa do Amazonas. Todos os deputados querem dar o máximo de visibilidade aos mandatos – o vulgo diria, de forma direta e impiedosa, “todos querem aparecer”. Até aí, nada de errado. Ocorre que, após a conquista do cargo, as tarefas do dia seguinte chamam os eleitos.

Presidente de Comissão tem, por exemplo, direito a escolher os assessores que ocuparão cargos de confiança. Que tal, agora que a legislação veda o nepotismo (contratação de parentes), direto ou cruzado (um contrata o parente do outro), chamar técnicos que estejam à altura do desafio de estruturar um Estado complexo que nem o nosso?

Advogados, engenheiros, economistas, sociólogos, assistentes sociais, pedagogos são indispensáveis nas comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura, Economia e Finanças, Educação etc. Como é possível dispensar pedagogo na discussão da questão educacional? Pois acontece.

Os presidentes, agora que venceram a justa batalha de ocupar o cargo, têm a obrigação de vir a público e explicar os seus planos de trabalho. Querem um prazo? O fim de fevereiro é razoável. A partir daí, sem mais nem menos, vamos armar uma trincheira na porta da Assembléia Legislativa e exigir, de um por um, o planejamento que suas equipes prepararam.

Chega de a Assembléia Legislativa agir como mera depositária das vontades do governador. Parlamentares lúcidos, ativos, atuantes podem – e devem! – ajudar muito o chefe do Executivo.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria o oitavo dia da criação divina, depois do descanço. É mais fácil, por exemplo o Corintias ganhar a Libertadores!
    Utopia. Vá tentando Marcos, quem sabe…..

  2. Marcos Santos é louvável sua argumentação, não obstante a isso já enviei a todos os meus amigos a lista com os nomes dos presidentes de comissões. As ONG’S estão de olho, estaremos vigilantes e seremos cobradores das gestões desses senhores. Imagina a comissão de justiça e cidadania com o BELÃO, dá para acreditar. Tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal, a briga por comissões e ferrenha, justamente a palavra comissões,chega a ter dubialidade dependendo de quem assume.

  3. Correção.: comissão de constituição justiça e redação. É para pensar, depois de tantos desmandos, tem a banda do bar do armando português com o seguinte slogan: “NO REINADO DO BELÃO TODO MUNDO METE A MÃO”, e pra desmontar. Não a seriedade quando se trata do bem público, concorda comigo.