Amazonino e Omar em clima de descontração

Uma cervejinha daqui, um licor dali, nenhum assessor na mesa e muita conversa de pé de ouvido.

Foi assim o encontro público do prefeito Amazonino Mendes e do governador Omar Aziz, neste sábado, no aniversário do empresário Cirilo Anunciação, dono do Diário do Amazonas.

Omar e Amazonino pareciam felizes no encontro deste sábado

A história explica.

Omar era militante estudantil e entrou na política a convite de Amazonino. Virou vereador, deputado estadual, presidente da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa.

Quando Amazonino balançava entre vários nomes, hesitando na escolha de quem apoiaria para sua sucessão, em 2002, Omar o acompanhou de perto. A opção por Eduardo Braga teve o apoio discreto dele. Na hora em que o vice escolhido foi o então secretário estadual de Educação, José Melo, Omar se rebelou e virou a mesa em cima da hora, assumindo o cargo – no qual foi confirmado na reeleição, em 2006.

Omar, pelo visto, apesar do confronto claro entre o prefeito de Manaus e Eduardo Braga – de quem foi vice por oito anos e que se tornou seu principal cabo eleitoral na campanha de 2010 –, pretende resgatar a dívida que tem com Amazonino.

O que isso significa? O futuro (2012 é ano de eleição para prefeito) dirá.

Veja também
7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francisco disse:

    Mais um meio de comunicação controlado pelo poder público(político).

    RESPOSTA:
    Por que, Francisco? Aí está um registro jornalístico. Não vejo em que isso signifique “controle”. Não me filio ao sentido impresso na palavra. Completo, dia 15, 38 anos de profissão. É tempo suficiente para não me impressionar com patrulha.

  2. O ESTADISTA AMAZONINO

    Marcos Santos, Omar disse que Amazonino é um estadista quando lembrou da criação da Universidade do Estado do Amazonas, no entanto, o que parece, é que Amazonino sempre esteve à frente de seu tempo e quando um político está à frente de seu tempo o resultado de suas ações é avassalador. Eduardo Braga não pode ser encarado como um político à frente de seu tempo, pois fez o obvio, quando do trabalho à frente do programa de saneamento de igarapés de Manaus (PROSAMIM), no entanto, é notório que a quantidade de trabalho intensivo na execução das obras de saneamento dos igarapés foi proporcional ao derrame de recursos para a execução deste e de outras frentes de trabalho do governo de Eduardo Braga como governador, mas, o fato é que o trabalho foi feito.
    Amazonino não faz o obvio, ele apenas executa as suas obrigações e trabalha à frente de seu tempo e isto foi notório na criação da UEA e imagino, neste momento, a engenharia intelectual que o Prefeito de Manaus Amazonino Mendes deve estar preparando para a retaliação aos seus ex-aliados da Câmara Municipal de Manaus, e afirmo que Amazonino fará uma retaliação política de forma cirúrgica e sem precedentes.
    Amazonino não tem medo de retaliação política, no entanto, para retaliar, ele ainda não encontrou totalmente uma boa forma, como de outros tempos, e a maior prova disso foi a retaliação que tentou fazer contra o deputado Federal Sabino Castelo Branco, mas é claro que não conseguiu executar, podemos pensar, por falta de um tempo hábil para articular de maneira mais vigorosa as sanções políticas necessárias, mas agora ele tem este tempo.
    Amazonino, neste momento, deve cercar-se de aliados confiáveis e buscar apoio político daqueles que respiram política pura e não dos desesperados que na ânsia pelo poder, esquecem do basilar de seus triunfos recentes e embrenham-se em novos horizontes que se mostram nublados e avessos ao lógico, ao qual, chamo estes novos horizontes, de política secundária e que funcionam apenas em políticas proporcionais e que não auxiliam o engrandecimento de um homem visto como estadista.

    Ano de 2011, Amazonino precisa se viabilizar para a reeleição e precisa de políticos de confiança para fazê-lo e pra isto, precisa, realmente, comportar-se como estadista e é importante esta conversa entre Omar e Amazonino.

  3. Francisco disse:

    Marcos, eu me referi ao Diário do Amazonas.Acho você um dos jornalistas mais credenciados do Amazonas.

  4. Marco Antonio Marinho disse:

    Vejo essa aproximação entre o governador do Estado e o prefeito de Manaus, como algo benéfico e vitorioso para o Estado do Amazonas.
    É necessário que essas duas esferas de poder (estadual e municipal), estejam sincronizadas com objetivos em comum, visando proporcionar o desenvolvimento para população do nosso Estado.
    As alianças políticas quando priorizam o bem estar social, devem ser incentivadas, pois o isolamento político leva o indivíduo a um processo de alienação social.

  5. fallow disse:

    PARABENS AO GOV. OMAR SABE RECONHECER QUEM LHE DEU UMA DAS PRIMEIRAS OPORTUNIDADES, COMO ELE MESMO DISSE EM SUA POSSE, TEM CARATER, DIFERENTE DE ALFREDO E EDUARDO, TODOS SABEMOS QUEM CRIOU EDUARDO, ALFREDO E OMAR FOI VC NEGAO!! O NEGAO FEZ QUASE TUDO NO AMAZONAS TE ADMIRO NEGAO! SAUDE MUITA SAUDE PRA VC ETERNO NEGÃO!

  6. NEGÃO MOSTRE MAIS UMA VEZ QUE AQUELE DITADO É VERDADE! “O NEGÃO É LEGAL” SEGURA QUEM TEM 5 ANOS NA PREFEITURA, CUMPRA A LIMINAR E A LEGISLAÇÃO QUE DIZ: O MUNICIPIO TEM ATÉ 2 ANOS PARA TERMINAR O CONTRATO DESSE TIPO DE REGIME, COMO NÃO O FEZ, PASSA A SER RESPONSÁVEL POR ESSAS PESSOAS ASSUMINDO ASSIM O ERRO QUE FEZ EM NÃO FINALIZAR O CONTRATO EM DOIS ANOS, EU ACREDITO EM VC NEGÃO, E A ELEIÇÃO TÁ CHEGANDO, 5 ANOS?! SEGURA ESSES CABOCOS!! VAI NEGÃO VC VAI SER REELEITO! SAUDE PRA TI CABOCO!!!

  7. alcimar disse:

    A ponte de quem entra na Caco Caminha está com os pilares sem terra,todos espostos. Será que vão deixar cair pra consertar?