Manaus, perto dos 2 milhões de habitantes, precisa ser replanejada

Manaus tem jeito. A Europa, esburacada feito tábua de pirulito na II Guerra Mundial e hoje paraíso urbanístico para o Terceiro Mundo, conseguiu reestruturar-se exemplarmente, mesmo com a profunda depressão que se seguiu ao conflito. Milhares de anos de História nos separam, mas nós também temos que entrar em guerra para superar nossos males – contra corrupção, o provincianismo e a ignorância.

Há quem comemore a cidade ter atingido os 1.718.584 habitantes, segundo o Censo 2010. Esse é, porém, um marco perigoso, um aviso que não pode ser ignorado.

Os ecologistas já sabem a razão do desequilíbrio ecológico: a natureza tem capacidade de absorver determinado volume de dejetos da atividade humana e, quando esse limite é ultrapassado, começa a se deteriorar. O rio Negro, em frente a Manaus, corre em direção ao rio Amazonas, limpo e sedutor para os banhos de verão, até a Ponta Negra. Daí para a frente é por conta e risco do banhista.

Vem aí a Copa do Mundo, que traz o aceno de 300 mil empregos, nas atividades de infraestrutura para receber os turistas, o que deve atrair milhares de novos moradores, reativar o êxodo rural e a indústria da invasão.

O que vamos fazer? Ficar de braços cruzados não resolve nada.

A obra tem que ser conjunta. Por que não começar a utilizar a orla da cidade, em São Raimundo e Compensa, para equipamentos públicos e de lazer, aproveitando para criar uma estrutura de limpeza dos resíduos levados ao rio?

Isso é saneamento. O resto é desabamento.

Destruir Manaus foi uma obra conjunta. Reconstruí-la precisa reunir as gestões de vários prefeitos, num ano fazendo 100 metros de orla, noutro 200, noutro um quilômetro… dependendo da ousadia, disposição e amor à cidade de cada um. Só precisa começar imediatamente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Benjamin Pinheiro disse:

    Manaus é uma cidade maravilho, regada por igarapés por todos os lados, que outrora davam mais beleza a cidade. Os moradores dessa cidade outrora linda e limpa, o descaso do poder público e as necessidades da expansão populacional, fizeram de Manaus uma cidade palafita, todos os igarapés foram invadidos.

    Manaus virou um monstrengo, é poluição do meio ambiente, poluição visual etc. Tudo isso acrescido da falta de saneamento básico, fizeram dessas áreas verdadeiras valas negras a céu aberto e com um odor insuportável.

    Nós moradores não tratamos nossa cidade como sala de visitas, no máximo á tratamos como área de serviços. E creiam tem pessoas que ainda pioram muito as coisas…

    Pequenas correções no nosso comportamento fariam grande diferença e para isso independe do poder público. Estou aqui apontando três pontos.

    1º Parar de jogar água servida na rua, (os problemas no asfalto, os buracos em 90% são gerados devido á água que penetra na base pelos poros do pavimento, amolecendo a base e danificando o asfalto).

    2º Material de construção jogados a granel nas ruas, (areia, barro, tijolo, brita, seixo, madeira vai direto pro sistema de águas pluviais e entope tudo, quando não entope, vai assorear os igarapés).

    3º Animais domésticos criados em vias públicas, quando o animal é novinho, é novidade todo mundo quer, mas quando fica velho é despachado rua á fora, ademais o hábito de levar cães pra fazer as necessidades fisiológicas na rua. Em Manaus as ruas são sanitários de animais.

    Todos nos queremos uma cidade bonita, limpa, sinalizada com pavimento de qualidade, organizada, mas ninguém faz nada para que isso aconteça. Esquecem que o diferencial tem que ser o cidadão…

    Hoje somos quase 2 milhões de problemas, mas podemos ser 2 milhões de soluções…

  2. Benjamin Pinheiro disse:

    Marcos bom dia!

    Continuando pensando uma Manaus melhor, vou arriscar mais uns pitacos, pode ser que através do seu blog nós sejamos ouvidos pelas autoridades.

    Quando o Alfredo se elegeu prefeito pela primeira vez, nós apresentamos a idéia da implantação do que é hoje a Av. das Torres, “veja bem, por favor, não estamos aqui querendo ser o pai da criança, não confundam”, até porque na nossa ótica a coisa era um tanto mais elaborada…

    A idéia na época, era construir uma auto-via, com corredor exclusivo de ônibus, a partir da Manaus Moderna, sempre pela margem direita do Igarapé do Quarenta, até o Estúdio 5, depois pegaríamos a Estrada do Japiim passando pela Bola do Coroado, pelo T3 até a Grande Circular no Santa Etelvina.

    Urbanizar a área entre o Coroado e a Cidade Nova, “as ruas já existem, só que se estão em condições precárias”. Com isso desafogaríamos a Grande Circular, Parque das Laranjeiras, Noel Nutels, Torquato Tapajós, Djalma Batista e Constantino Nery.

    Procuramos o Alfredo, e esbarramos no Paulo Jacob, o Carijó nós recebeu, mas nada fez. Foram várias tentativas de falar com o prefeito e nunca nos deram atenção.

    Você está correto ao cobrar uma via na orla de Manaus, ela poderia ser ligada diretamente a Av. do Turismo na zona Oeste e na zona Leste, Av. Grande Circular, estaria criado o falado Rodo-anel da cidade de Manaus.

    No mais é balançar a auto-estima no cidadão manauara que a cidade vai melhorar e muito.

    Benjamin Pinheiro.

  3. Jesus disse:

    Olá, Marcos não é nenhum comentário. Apenas para dizer que tenho duas irmãs parintinenses que me falaram que foram suas amigas em parintins. Uma é a ANITA, ela morou na casa do pastor Lessa e outra é a Orlanda e estão mandando beijos pra vc.

    Beijos para elas. Obrigado pela lembrança. São ambas queridas amigas.

  4. Márcio Paiva disse:

    Não se pode Replanejar uma cidade que nunca foi Planejada.

    O atual prefeito de Manaus, Amzonino Mendes teve nas diversas vezes que se elegeu Prefeito ou Governador, inúmeras oportunidades para iniciar o planejamento da cidade e nunca o fez.

    Porque o que move o Prefeito não é o espirito público, mas a busca pelo enriquecimento as custas do erário.

  5. Marcio oliveira disse:

    Em Manaus para ser um bom prefeito basta gastar milhões em publicidade, ai tudo e mil maravilhas.Em quanto o povo resulcitar politicos ultrapassados nossa cidade vai sofre com o atrasso. O nosso querido prefeito so esta no poder pois se utilizou daqueles vamosos programas populista que se aprofeita da desgraça dos desvalidos para ganhar eleição o povão precisa abrir os olhos para esses verdadeiros picaretas que não estão nem ai para povo . Tomemos como exemplo o transporte coletivo que a dois anos esta uma porcaria , mais o prefeito continua prometendo 1000 onibus novos . O que vemos nas ruas são os kacarecos sendo pintados para mais uma vez serem considerados novos licitação em Manaus e so trocar o nome das Empresas mais os patrocinadores de politicos corruptos são os mesmos. o povão me ajuda ha he he .

  6. Fernando Nelson e Eduardo Bertoni disse:

    Caro amigo Marcos Santos, gostariamos de que o sr. com a sua habilidade e competência jornalistica enviasse a itacoatiara uma equipe do jornal em tempo que circula diarimente nesta cidade para realizar e pesquisa uma materia sobre a importancia das hidrovias do madeira e do medio e baixo amazonas para o desenvolvimento economico e logistico do PIM e o abastecimento de toda região. Seria interessante o governo entender que o interior precisa urgentimente dessa integração, pois porto em itacoatiara poderar ser a saida para evitar grandes gargalo que o governo nao quer aceitar.

    RESPOSTA:
    Olá, Fernando e Eduardo, obrigado pela deferência. Deixei a diretoria de redação do Em Tempo em outubro de 2008. Mas concordo com vocês quanto à importância logística do porto de Itacoatiara. Só se justifica o sub-aproveitamento desse potencial pela falta de visão governamental.

  7. Marcos, Boa Noite!
    O momento é mais que propício para retomarmos o “Pensar Manaus”.
    Estamos às vésperas do reinicio dos debates entorno do Plano Diretor de Manaus e vários são os temas que precisam de aprofundamento. Avançamos muito, mas o crescimento da cidade ainda é galopante, graças ao crescimento do Brasil que demonstra estar na crista da retomada do crescimento mundial. Como nosso pólo industrial está com uma dinâmica excelente, vamos crescer ainda mais.
    É claro que não estamos preparados para crescermos junto e com qualidade de vida. A começar pelo transporte coletivo. Se tivéssemos um transporte de massa eficiente o carro próprio não era o sonho de consumo da nova classe média. Outros sonhos como Suíte em casa ou a piscina no jardim seriam prioritários. Mas a realidade promove o automóvel como sonho numero 1. Ainda mais com as facilidades oferecidas pelas montadoras. São 60, 72 ou até 80 vezes para pagar.
    Como neste aspecto são as leis de mercado que comandam voltemos ao problema do transito. A abertura da Avenida das Torres é a maior demonstração que podemos melhorar com a abertura de novas Avenidas estruturantes. Porém há um limite. Ponto para o Governo do Estado que mostrou estar atento.
    Planejar a cidade não se resume a abrir avenidas ou alargá-las. Manaus não foi planejada e resulta de ocupações em sua maioria voluntárias, invasões “urbanizadas” pelo poder público na busca de encontrar uma formula que ofereça alguma resposta amena a problemas que se amontoam nos bairros. Saneamento Básico, Transporte Público Rápido em Quantidade e Qualidade e Barato, Áreas de lazer e de esportes em todas as regiões da cidade, áreas comerciais e de serviços estruturadas nos bairros evitando a corrida desnecessária ao centro que sobrecarrega o transito naquela direção. Organização da Carga e Descarga nas vias estreitas e saturadas, Construção de uma grande Rede de Ciclovias na capital da Bicicleta. Cadê nossas Ciclovias? É mais saudável.
    Vocês sabiam que o maior volume de movimentos nas cidades, e em Manaus não é diferente, ocorrem à pé? Onde estão as nossas Calçadas? A própria população não respeita os afastamentos, se apropriando do espaço público como se fosse seu. Alguns até investem em sua fachada e na calçada, mas esquece: Para que serve a calçada? Para caminhar! A calçada é ocupada por jardineiras e vagas de carros e muitas vezes não “combinam” com a calçada do vizinho e, resultado os pedestres são expulsos para a via de rolamento sujeito à concorrência dos veículos.
    O PROSAMIM é outro Tiro Certo do Governo que avançou no setor de saneamento, demonstrando a distancia que estamos da Manaus desejada por todos nós. É uma oportunidade de solucionar, mesmo que pontualmente vários problemas, desde a moradia de qualidade, tratamento de esgotos, acessibilidade, transito, lazer, limpeza e serviços públicos, Escolas de Tempo Integral, segurança, são vários os setores abordados com mais ou menos ênfase durante as intervenções, mas a maior delas, uma nova cultura na relação com o ambiente urbano. As áreas já entregues ainda são mantidas pelos moradores que agora se sentem impulsionados a investirem em suas casas. É BOM MORAR NO QUE É MEU. Esse novo sentimento que foi repetido durante vários momentos recentes na mídia é o retrato da nova Manaus que olha para o futuro com um novo anseio: Ser a Sub-sede da COPA na Floresta.
    Portanto Marcos, todos os dias me sinto motivado a dar a nossa contribuição como Urbanista que pensa Manaus na busca de oferecermos a nossa visão que coincide em vários aspectos com outros companheiros como o Benjamin Pinheiro que também comenta em seu Blog vários aspectos importantes que merecem destaque.
    Porque a CBN e nosso amigo Ronaldo Tiradentes não promovem neste fim de ano uma mesa redonda sobre urbanismo em Manaus? O tema é mais que importante, e pode oferecer à Camara de Manaus algumas Pautas que devem fazer parte das preocupações de nossos Vereadores e Secretários Municipais.
    O nosso Plano Diretor é muito avançado e, colocado em prática já representou um grande avanço. Nosso Amigo Manoel Ribeiro do IMPLURB tem se esmerado em colocar o CHOQUE DE ORDEM em ação e deve promover muitos avanços na educação do Cidadão. Os frutos colheremos em breve.
    Portanto, todos somos responsáveis pelo estado em que se encontra a nossa Manaus. Precisamos parar de Reclamar e Vamos arregaçar as mangas e, junto ao Governo e à Prefeitura fazer a nossa parte e AVANÇAR.
    Forte Abraço a Todos!
    Miguel Biango
    Arquiteto Urbanista
    Administrador Público
    @biango

  8. Fernando Seabra disse:

    O desordenamento urbano de Manaus é o resultado de governos descompromissados com a antevisão do futuro, sem adotar, portanto, o planejamento, como base para a programação de ações preventivas, em relação a expansão populacional que fatalmente ocorreria, com o advento da zona franca nos idos dos anos 60. Não foram feitas projeções utilizando indicadores daquela época, que pudessem oferecer uma noção exata sobre as demandas que a cidade fatalmente iria enfrentar mais adiante. Temos problemas de melhorias na estrutura viária, na oferta de habitações condignas, de ocupação e renda, saneamento básico, áreas de destinação social devidamente loteadas e urbanizadas, a fim de evitar invasões, ampliação da oferta de vagas nas escolas com a construção de novos estabelecimentos, melhoria da rede hospitalar, transporte coletivo à altura das necessidades de locomoção da população, abastecimento d’água e de energia elétrica com eficácia. Enfim, uma série de medidas que, se tivessem sido adotadas de maneira antecipada, teriam evitado o caos que atualmente nos perturba e que nos deixam vulnerável a determinadas situações negativas, sobretudo aquelas resultantes da falta de segurança contra a violência praticada por assaltantes e assasinos, muitas vezes assim agindo por força das injustiças sociais aqui ainda prevalentes.

  9. A Paris dos Trópicos mudou,sendo hoje a maior cidade da região Norte. Isso em tudo, em posição econômico financeira, status social e etc. Porém esse crescimento nos fez ficarmos desumanos,não respeitando os limites do bom senso. Hoje vemos em Manaus todas as atrocidades de uma metrópole deixada a sua própria sorte,não existe um planejamento ou coisa que o valha,mesmo assim creio que somente a sociedade organizando-se pode vislumbra caminhos,pois o poder público mostra-se inoperante.