Evite balsa; faz mal pra paciência

As balsas entraram em colapso, durante o feriadão da Semana da Pátria, com quilômetros de filas e horas de espera. A SNPH, que administra esse sistema, procura balsas para alugar emergencialmente e não encontra. Já fez apelo público. Paga R$ 110 mil/mês pelo aluguel.

O problema é que a demanda explodiu, com a proximidade da inauguração da ponte e a especulação imobiliária em Iranduba.

Seria irracional, para o Governo do Estado, investir num sistema destinado a ser substituído em 50 dias, conforme a previsão de inauguração da ponte – marcada para o início de novembro.

Este fim de semana, com a pescaria bombando na região do Careiro Castanho e Autazes, e muita gente procurando terreno em Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, é previsível novo tumulto nas balsas, com filas gigantes. O melhor é evitar esse caminho. Ou, então, haja paciência!

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Comentários

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  1. Túlio disse:

    Marcos,
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua atenção em divulgar o problema da passagem de pedestres próximo ao Amazonas Shopping (em frente ao Cesar Business e à Petrobras). Acho importante que os pedestres tenham lugares específicos para atravessar, desde que com segurança para eles e para os condutores dos veículos. O que ocorre naquele lugar é prejudicial a todos. Os pedestres não têm segurança porque os carros, muitas vezes, não os veem numa pista de alto fluxo de veículos e mal sinalizada. Os motoristas sofrem com o trânsito caótico e o risco de acidentes, como o que aconteceu comigo, onde a motorista que vinha a minha frente parou bruscamente ao ver uma pedestre entrando na faixa. Eu, que vinha em seguida, consegui ainda frear, mas o carro de trás, sem visão da faixa e de qualquer sinalização, bateu forte na traseira do meu carro, deslocando-o com o impacto e fazendo-o bater no carro a frente. O “engavetamento” é muito comum naquela área, vejo isso todos os dias. Será que as autoridades do trânsito não veem… Entendo que, o respeito ao pedestre é importante, mas aí deve se incluir também sinalização e educação no trânsito. Não podemos ter um trânsito indiano e exigirmos um comportamento sueco de motoristas e pedestres. Enquanto o trânsito de Manaus não evolui, entendo que medidas práticas podem ser tomadas para minimizar seus problemas. Por exemplo, colocar semáfaro de pedestre em todas as passagens exclusivamente de pedestres (me refiro aquelas em que não existe o semáfaro de veículos e/ou as que ficam no meio das vias, longe dos cruzamentos), como o que existe ao lado da SEFAZ (Rua Franco de Sá), onde o número de acidentes é reduzidíssimo, apesar do intenso fluxo de veículos e pedestres. Talvez assim onseguíssemos melhorar um pouco a vida de nossa cidade. E olha que eu nem falei da demora da perícia, da falta de “azulzinho” na área e nos xingamentos que ouvimos por ficarmos parados no meio da via totalmente engarrafada. Acho que todos devemos de alguma forma buscar soluções para minimizar o cáos diário do trânsito manauara. Afinal de contas, o trânsito é (ou deveria ser) o lugar mais democrático da cidade, onde todos temos direitos e deveres iguais, independente de posição ou classe social.
    Abs.,
    Túlio.

  2. DAVIS QUEIROZ disse:

    http://davisqueiroz.blogspot.com/2010/09/valeu-pela-br-319.html

    link das fotos da br 319 tiradas na ida para Lábrea no dia 16/08/2010.

  3. Administrador disse:

    Marcos, a ponte vai ser somente pro pessoal de manacapuru e iranduba, e quem vai pro careiro, vai continuar andando de balsa.

    No sabado fui deixar minha esposa que trabalha na samsung e pra meu espanto a fila de carros pra pegar a balsa do carreiro , marcos, estava na frente da sony, antes ate da entrada que vai pra petrobras, aquelas pessoas passaram horas na fila, eu sinceramente acho que isso não vale a pena.

  4. Lauro disse:

    Marcos Santos:

    Essa demora das balsas tanto para o Municipio do Careiro, quanto pra Iranduba ja é antiga, eu mesmo já fiquei 4 horas e meia ( de relógio) no ano passado ,esperando la do outro lado,não tem jeito; agora com a ponte isso parece que vai acabar, mas uma coisa importante não está sendo levado ao conhecimento da população: QUANTO VAI CUSTAR O PEDÁGIO, afinal essa obra de mais de 1 R$ BILHÃO ,com certeza teremos que arcar com esse custo; você Marcos Santos, pode informar para nós, quanto e quando passaremos a pagar, temo que o valor cobrado nos faça sentir saudades das longas filas de espera.

  5. JPJ disse:

    Balsa, Marcos? será que ainda estão cogitando alugar balsa? estamos em que ano? 1910? tem que construir urgentemente uma ponta para ligar os dois lados da BR-319. Só isso. O percurso é comprido e demordo para ser feito de balsa. Não adianta colocar dez balsas, pois só pode atracar uma de cada vez e ainda assim os proprietários (as balsas do Careiro são particulares) estipulam horário para embarque, de modo que a viagem se torna ainda mais demorada. De mais a mais, vale sim a pena enfrentar a viagem, pois do outro lado existe uma beleza exuberante muito mais atraente do que Iranduba e Manacapuru, beneficiadas pela ponte. Se o Omar continuar a política de apoiar só um lado do rio e esquecer do outro, melhor mudar!

  6. Lauro disse:

    Caro Marcos Santos: Vc. já tem o valor do pedágio da ponte ? estamos aguardando sua resposta, ajude-nos a descrobrir esse ” mistério”.

    RESPOSTA:
    Ainda quando governador, o Eduardo Braga disse que a ponte não terá pedágio. E o Omar já confirmou. Isso saiu há muito tempo na imprensa.