Absurdos que agridem Manaus

O gaúcho João Carlos Bartz fotografou absurdos pela cidade, atendendo a apelo da rádio CBN Manaus. É uma forma muito clara de denúncia e demonstração de cidadania.

Bartz escreveu:

“O que vemos nesta fotos foge ao real de uma cidade que quer sediar Copa do Mundo. São bares, comerciantes, dentistas, camelôs que tomaram conta da calçada da Grande Circular, próximo ao Shopping São Jose, em frente ao Terminal 5.

Senhoras têm que esperar pelo ônibus no meio da rua porque a calçada está ocupada por carros que estacionam irregularmente

Consultório odontológico construiu calçada desnivelada e com corrimão. Imagine alguém passando por aí de cadeira de rodas?

Detalhe do cartaz do consultório do dentista, pra você não ter dúvidas

Nesse caso é uma venda de frutas que ocupa toda a calçada botando o pedestre na rua

E o espaço público pode também ser usado para venda de tijolo... e o povo na rua!

Outro fato comum é a calçada se transformar em propriedade do bar, com mesas e cadeiras

Onde está a Prefeitura que não vê isso? Vocês não acham que o poder público deveria tomar providencias contra tal ignorância e falta de respeito com os cidadãos que, mesmo pobres, são pessoas que pagam impostos e merecem um mínimo de respeito?

Na minha terra , o Rio Grande do Sul, cada fiscal tem sua zona e suas ruas e é obrigado a  advertir e autuar.  Acho que aqui nem fiscal existe, pois eu mesmo , em 27 anos morando aqui , em diversos bairros,  nunca conheci nenhum….. As estórias que circulam no Sul e exterior de que aqui tem índio e onça na rua  podem há muito terem deixado de ser verdade, mas hoje o que vemos em nossa  JOGADA Manaus  choca muito mais , pois  é uma grande vergonha………

O Prefeito devia ir pessoalmente ver, pois talvez resolva, como foi o caso da Cigás, quando ele ficou preso no engarrafamento. Nesse caso, sugiro a ele andar a pé naquele trecho (acho que ele não vai se arriscar). Mas em todo caso fica o desafio…..

Saudações Coloradas

João Carlos Bartz – Gaúcho Amazonado (Aquele que  passou e ficou no Amazonas)”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Zé Amazonas disse:

    Infelizmente o que está retratado nestas fotos na região do T5 demonstra a realidade de toda a cidade, seja em bairro de mais ou menos condição social. Parafraseando (que não é do Pará), como eu cuido da minha família/das minhas coisas/da minha casa é um reflexo do que sou, portanto, a forma como o povo/a cidade é tratada é um reflexo dos políticos, diga-se: vereadores e prefeito, que vergonhosamente só pensam “no deles”, e dane-se o resto. Quer prova: taí é só olhar, aliás, pra qualquer lado que se olhar nesta cidade a gente vê esse caos de desrespeito, e nada acontece, pois existem muitos interesses escusos, muitas “mãos molhadas”, etc. E nada acontece pela falta seriedade e de compromisso; desde os governantes que foram eleitos para representar e defender nossa sociedade. Como eles dizem: “somos os representantes do povo”, creio que seja por isto que eles não vão contra os desejos do povo senão podem não ser votados, pois “o povo” quer parar os carros em cima das calçadas, “o povo” quer fazer suas construções até em cima das calçadas, “o povo” (comerciantes) querem utilizar as calçadas, e se “o povo” for tolhido nas suas vontades não votarão nestes políticos trapalhões que fazem leis esdrúxulas, que a tudo permitem, que a nada reprimem, pois a vontade (voz) do povo deve ser ouvida (permitida). E a coisa “rola” solta, não existem regras nem rédeas, e a gente vive no “salve-se quem puder” no trânsito, na segurança, na cidade, no caos, pois tudo isto é o resultado e o reflexo dos políticos em quem votamos. Ou seja: somos responsáveis por viver nisso, pois votamos mal, votamos neles só porque eles compraram nossos votos quando nos deram alguma coisinha. Cada povo tem o governo que merece. Vivemos esse caos das fotos, porque votamos em politiqueiros compromissados com “seu próprio umbigo”. E a cada eleição é a mesma coisa, o povão cai na falácia deles e depois lamenta pois tudo continua igual ou pior. E assim caminham os manauaras…

  2. Mauricio disse:

    João!!
    Sou Manauara e concordo com você, pois moro no parque 10 de novembro e em toda rua existe um grande espaço destinado a praça, mais conhecido como área verde.
    Acontece que todas estas areas verdes, estão totalmente abandonadas, servindo de estacionamente de veiculo, local de colocar lixo e, como nesses locais não existem iluminação, servem também como boca de fumo e alguns moradores ja foram assaltados nesses locais.
    Sendo que também algumas destas áreas foram invadidas por moradores e outras por comerciantes. Mas cadê a fiscalização de algum órgão público?? existe fiscalização?? já que não existe verba para criar nestes locais praças públicas, que a prefeitura criei nestes locias postos de saúde, escolas, mas que deem uma destinação para estas áreas, que têm um valor enorme, mas estão totalmente esquecidas pelos orgãos publicos.

  3. Carol disse:

    Concordo! peçamos então ao nobre prefeito que visite à pé as ruas do Vieiralves, aqui é difícil trafegar até de carro… os esgotos escorrem ao longo das sargetas, as calçadas são feitas conforme o gosto do proprietario do imóvel. é o fim do mundo!!!

  4. Edino Moraes disse:

    Olá João,
    Pena que poucas pessoas comentam essas bizarrices que acontecem na cidade. Parece que o problema é cultural mesmo! Todavia, esses problemas não acontecem só aqui em Manaus, isso é regional! É característico do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cujo nível educacional é mais baixo em relação ao Sul e Sudeste…Já estive em Florianópolis, Curitiba, Balneário Camboriú…, e você não vê vendedores ambulantes nas calçadas, venda de comida, esgoto a céu aberto, lixo jogado na rua, carros estacionados em locais proibidos, realmente é outro nível, outra realidade. Embora a responsabilidade em “ajeitar” a cidade seja da Prefeitura, a população também é responsável por essa organização. Faz-se necessário criar políticas urbanas que possibilitem essas melhorias, e acima de tudo, educar primeiramente a população para que esteja preparada para as mudanças, como fez Jaime Lerner em Curitiba.
    Abraços!

  5. MUITO OPORTUNA ESTA REPORTAGEM, COMO E QUE VAMOS ORGANIZAR ESTA CIDADE PARA RECEBER OS JOGOS DA COPA, PRECISAMOS DE PESSOAS QUE SEJAM CRITICAS, MAS PREOCUPADOS COM A CIDADE DE MANAUS.
    SERÁ QUE OS POLITICOS QUE COMANDAM A PREFEITURA E O GOVERNO TERÃO CORAGEM PRA MUDAR.

  6. MARCOS, ASSIM COMO A ACRITICA FEZ PREGOLHEICHON, VÇ PODEIRA FAZER UM MINI CAMPANHA VAMOS MELHORAR NOSSA CIDADE.

    VAI A IDEIA.

  7. BETO TAVAROVSKY disse:

    Caro Marcos, bom dia.

    Esta correndo na net esta piada sobre o parada gay passada, ocorrida em São Paulo.

    O que o Marinheiro Popeye disse quando encontrou seu pior inimigo desfilando na parada gay de São Paulo?

    R: Até tu Brutus ???

    Um abraço do Tamanho do Amazonas

    de Um caboclo de Ipixuna para outro de Parintins.

    Inté!!!!

  8. Taí João, chegou a minha oportunidade de também dar o meu pitaco. Na primeira etapa do Prosamin, inaugurada com a presença de LULA, entre a Av. Costa e Silva e a Rua Codajás, foi desapropriado uma imensa área para construção de lazer para os moradores. Ocorre que essa área, depois de paga pela Prefeitura está sendo invadida ao longo da avenida por ex-moradores e vizinhos que devido ao abandono da Prefeitura estão construindo novos muros,casas, oficinas, bares e apartamentos que vão da área desapropriada até a beira da calçada, impedindo o livre transito de pedestres.É bom a CBN fazer uma reportagem por lá. Também Marcos, na Rua Igarapé de Manaus, obra do Prosamin, área que fica próxima a Unidade da UNINORTE, DONOS DE BARES ESTÃO USANDO A CALÇADA EXCLUSIVA PARA PEDESTRES E TRANSFORMANDO EM ESPAÇO DE BAR, colocando mesas e cadeiras em plena calçada, PARA SERVIREM AOS ALUNOS DA UNINORTE. A PARTIR DAS 18 HORAS AS MESAS SÃO COLOCADAS NAQUELA ESTREITA RUA NO ESPAÇO DESTINADO AO TRANSITO DE VEÍCULOS E TAMBÉM NAS CALÇADAS DO COMPLEXO PROSAMIN, PREJUDICANDO O LIVRE TRANSITO DAS PESSOAS QUE PROCURAM AQUELa área PARA FAZER A SUA CAMINHADA. Já telefonei para oIMTT mas até agora não houve solução. Peço uma força dessa rádio pafra comprovar in-loco o que estou dizendo. Um afraço. Manaus 2014.

  9. Freitas disse:

    Faltou destacar o Calçada, aquele restaurante que fica no centro da cidade e é frequentado por personagens da sociedade amazonense.

  10. iram oliveira disse:

    Marcos, acrescente nisso o fato de os taxis estarem tomando conta das ruas ao estacionarem indevidamente nos dois lados da pista, é o que acontece na eduardo ribeiro, próximo ao relógio. Agora, a rua ao lado da cantina ghiotto foi tomada pela tocantins rádio táxi. Manaus está me causando tristeza, além de esburacada, sem administração forte e atuante.

  11. jorgeteixeira disse:

    tah hi esse gaucho e macho , fez o trabalho que os fiscais
    nao fazem, que o prefeito por omissao e covardia nao faz
    swo critica o SERAFIM, O MANOEL RIBEIRO NAO VAI FAZER NADA
    O CENTRO DE MANAUS E UMA PRIVADA A CEU ABERTO, DO LADO
    DA FACULDADE DE MEDICINA E ODONTOLGIA E HOSPITAL GETULIO
    VARGAS EXISTE UMA AGUA FETIDA, PODRE QUE CORRE A CEU ABERTO, JA PEDI PARA A DIFUSORA E O MARCUS SANTOS MANDAREM REPORTAGEM E NADA, OS CAMELOS NAO VAO SER RETIRADOS POIS E ANO DE ELEIÇAO, E O PREFEITO E O GOVERNADOR NAO VAO MEXER , POIS VAO PERDER VOTOS, O PROSAMIM DO IGARAPE DE MANAUS TAH CHEIO DE TABERNAS, MERCADINHOS BARES E DROGA COMPLETAMENTE DESCARECTIZADOS

    A PRAÇA N S AUXILIADORA VIROU ESTACIONAMENTO DE TAXI EM
    CIMA DA CALÇADA, LAVA JATO, E TUDO MENOS PRAÇA
    NA MAJOR GABRIEL COM AV AYRAO TODOS OS DIAS TEM ACIDENTE
    DE CARRO, POIS QUEM VEM DA PRAÇA 14 PELA AYRAO NAO TEM
    VISAO JA QUE A SORVETERIA GLACIAL COLOCA OS CAMINHOES BAU
    NA CALÇADA, ALEM DE UM JARDIM ALEM DE UMA PLACA
    NA SEPLAN OS CARROS FICAM NA CALÇADA , NA JUCEA OS CARROS
    FICAM NA CALÇADA E FILA TRIPLA

  12. LINDA disse:

    JÁ DÁ PRA VÊ QUE MANAUS PRECISA MUDAR PARA DIRIGENTES NOVOS****************

  13. LINDA disse:

    SOU A FAVOR DA MUDANÇA,ISSO SÓ É O RASTRO DOS Q JÁ PASSARAM PELO PODER,VAMOS MUDAR MANAUS*******************

  14. Anogueira disse:

    Essa é a cidade que iremos mostrar para o mundo, daqui a quatro anos.
    Assim como agora,mostram os africanos, miseráveis, mais felizes, vamos mostrar o caboco, todo individado, mas, com o ingresso na mão para assistir Costa Rica e Uzbequistão, na moderníssima Arena da Amazônia.
    Quem pode mudar esse quadro?
    Nós mesmos, primeiro, dando exemplo!
    Manaus é uma bagunça generalizada, mas nós mesmos bagunçamos. O cidadão suíço é educado? Que nada! Se ele jogar lixo na rua, ele é multado!, se levar o cachorro para passear e o cachorro fazer mer#@, ele é multado. Isso que temos que fazer aqui. Apelar para a educação, nem em cem anos Manaus vira Liverpool. Se colocar um agente de transito multando todos que fecharem um cruzamento, ou o espertinho que ocupa lugar de gestantes e idosos no estacionamento, e isso pesar no bolso dele, ele não faz mais.
    Infelizmente é a nossa realidade.

  15. ANDRADE disse:

    Este é o tipo mais claro de “ação conjunta” entre comerciantes e logradouros públicos.

  16. André Luis disse:

    Marcos, absurdos vejo eu que passo pela Av. Brasil todos os dias e vejo aquele novo acesso maravilhoso mas sem nenhuma proteção para evitar que, carros que se envolvam em acidentes, mergulhem naquela área onde o igarapé do Franco é tem uma boa profundidade nesta época. Quem mora próximo como eu sabe a quantidade de carros que já quebraram as muretas que existem há muitos anos. Imagine sem muretas.

  17. Paulo Alex disse:

    Sugiro acrescentar na galeria de fotos dos absurdos de Manaus o abatedouro clandestino (a céu aberto!) de ovinos e caprinos, que funciona diariamente aos fundos da feira da Manaus moderna. Um verdadeiro atentado a saúde pública do manaura!

    Resposta:
    Grande Paulo Alex, se a gente tivesse fotos seria melhor ainda. Tente nos ajudar nisso.

  18. bartz disse:

    É meus amigos……. Pena que denuncias que nem a minha esbarrem no vazio e esquecimento. E nossa pobre Manaus vai continuar, por falta de atitude das autoridades, com certeza a mais suja e desorganizada das capitais brasileiras….
    Um abraço as autoridades do Implurb, e demais orgáos imcompetentes , que nestes dias de Copa fazem feriado em todos os jogos do Brasil, enquanto nos os comuns mortais andamos pelo meio da rua, pois nada e feito…….

    Ass J.Bartz

  19. Att. Bartz Gostaria de entrar em contato contigo, pois nunca mais tive notícias sua, depois que sai de manaus

  20. Vania Barrella disse:

    Prezado Bartz,

    Ah…Lembrei de você….Quanto tempo…hien? Como vão seus filhos???

    Vania..

  21. Vania Barrella disse:

    PARABÉNS JOÃO CARLOS BARTZ….pela iniciativa de publicar essas fotos que mostram o descaso das autoridades com a nossa Cidade…E mais do que isso, nos conscientizar que devemos fazer a nossa parte, zelando para não jogar lixo na rua, e esclarecer a população que é da responsabilidade do proprietário do imóvel manter as calçadas em ordem, de forma a permitir o acesso/passeio público em frente a edificação. Portanto, é nossa obrigação construir, recuperar e manter a calçada em frente a nossa residência, empresa ou condomínio.