O manual da professora Haikal

A professora Rita Haikal é uma grande especialista na norma culta da língua portuguesa. Isso é uma raridade cada vez maior. A Fundação Escola de Serviço Público (FESPM) pediu e ela editou um Guia Prático de Redação, que serve de modelo para os cursos da instituição, conforme nossa colega jornalista Luziane Figueiredo.

O manual está disponível no site da FESPM (http://fespm.manaus.am.gov.br/?page_id=791) ou, em PDF, ou aqui mesmo:

guia prático de Redação PDFRita Haikal foi revisora do jornal Amazonas em Tempo, em seus primeiros anos. Hermengarda Junqueira reuniu o que havia de melhor para fazer aquele jornal de altíssima qualidade. Foi quem me deu, por exemplo, a primeira oportunidade em cargo de direção em jornal, na editoria de Esportes, onde começaram Gilson Monteiro e Elaíze Farias, por exemplo (a gente, ao final, fazia mesmo era uma revista esportiva, deitando e rolando no grande projeto gráfico do Tide Hellmeister, o mestre brasileiro da colagem).

Depois, também no Em Tempo, fui editor de Cultura, onde fomentamos o Gens da Selva, grupo de Teatro, Música, Poesia etc. que agitou a cidade naquele período. Nossa equipe contava com a Andréa Arruda, começando, cheia de pique, além de termos a parceria do cartunista e artista plástico Euros e do diagramador Eliézer Favacho. Outro dia estava revendo aquelas páginas. Quanta ousadia, no sentido mais positivo da palavra!

A experiência de Rita Haikal revisora, porém, não foi lá muito bem sucedida. Surgiu até uma polêmica, que ainda ronda o meio: a norma culta da língua portuguesa se aplica ao jornalismo diário? Não o tornaria muito rebuscado?

Os manuais de redação, porém, provam que é preciso o mínimo de conhecimento da norma culta para escrever em jornal, sob pena de corromper um dos bens mais preciosos de qualquer povo, que é a língua. Isso é tão importante que tem uma frase circulando por aí na qual se afirma que “quem fala idioma estrangeiro sem sotaque é porque não tem caráter”.

Enfim, e à guisa de conclusão, vale a pena ter por perto o manual da professora Rita Haikal. Aproveitem.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maria do Perpétuo Socorro Vieira Reis disse:

    Rita Haikal o que falar desta Mestra….só que sinto saudades, fui aluna dela no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora…saudades!!
    Vale a pena ter em mãos tudo o que ela ensina…Pena que hoje não usamos mais o Português como deveria, muita coisa foi reformulada, a internet tomou uma linguagem nova…é isso mesmo, precisamos ter pelo menos o mínimo de conhecimento da norma culta, muito bem colocado. Parabéns!

  2. MARIA SILVIA DE QUEIROZ COSTA disse:

    QUERO ENTRAR EM CONTATO COM A PROFESSORA RITA, SOBRE AULAS DE REDAÇÃO

  3. Boa tarde,
    gostaria de saber o endereço onde a professora Rita Haikal leciona aulas de português e redação.
    Obrigado

  4. Dra. Rita Haikal!

    Necessito de sua abençoada benevolência em termos de correção de textos.

    Por favor, responda a este e-mail.

    Grato Evandro Oliveira.

  5. THYNARA FREITAS DE OLIVEIRA disse:

    Gostaria de saber o endereço ou número de contato de telefone, pois estou precisando de umas aulas de Português e não sei como encontra-la.

    Atenciosamente,

    Thynara Freitas de Oliveira