Um quarto nome para esvaziar Alfredo

A possibilidade de um segundo turno nas eleições para o Governo do Estado, este ano, está praticamente descartada, caso a disputa se dê em torno das candidaturas colocadas até agora, as do governador Omar Aziz, do senador Alfredo Nascimento e do indefectível carteiro Herbert Amazonas. Só um quarto nome, jovem, bom de debate, limpo, discurso afiado, seria capaz de atrair o eleitorado de esquerda, órfão no emaranhado atual, e bater num índice acima de 10%. O nome está sendo estudado. Mas ainda não há consenso.O segundo turno poderia, por exemplo, em caso de vitória do tucano José Serra, esvaziar completamente a candidatura de Alfredo Nascimento, totalmente baseada na força do presidente Lula.

O único problema, pelo que se diz nos bastidores da política, é que esse terceiro nome, para preencher os requisitos necessários, não poderia se filiar a ninguém e marcharia num curso próprio. Alguém com esse perfil teria pouquíssimas chances de competir, mas seria, facilmente, uma nova liderança no Amazonas, capaz de se tornar competitiva para as próximas eleições majoritárias.

O ex-vereador Paulo de Carli e a postura que adotou nas eleições majoritárias de que participou é um bom exemplo. Só o peso do nome do pai dele, o ex-senador Carlos Alberto De Carli, que tem uma rejeição residual nada desprezível, impediu que decolasse.

Do ponto de vista puramente cidadão e do melhor espírito público, uma nova liderança seria muito bem-vinda, oxigenando um cenário político há muito estagnado. Mas quando se fala em nova liderança, ou seja, novo concorrente na praça, aí os caciques torcem o nariz.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leandro Vina de Andrade disse:

    Quem nasceu para jaraqui, nunca vai ser tambaqui.

  2. Castro disse:

    Parece até comédia nosso querido AM, que ainda não deixou de ser uma província, comandada por coronéis que agora se digladiam pelo poder, onde teremos mais uma eleição atípicas, com apenas dois candidatos em uma espécie de chapas majoritárias com dezenas de alianças, que, aliás, é prometido aos respectivos representantes sombra e água fresca durante o mandato. Pois bem, um nome viria a calhar, como, por exemplo, o de Sabino Castelo Branco (PTB) é por que não? Dep. Federal mais votado, mais os caíques embargariam né? Ok então têm Berlamino Lins (PMDB) Autor da Emenda Constitucional nº 05/2005 que reduziu o recesso parlamentar de 90 dias para 45 dias! Afiado em seus discursos; é, mas acabo de me lembrar que o nobre Dep. Lins é da mesma bancada governista do cacique que manda por essas bandas. É, então tá difícil, o jeito mesmo é ouvir a música do Poeta e Cantor Baré Nicolas Jr. (O Presidenciável) faixa 06 do 2º disco; Ou orar para que algum iluminado na grande cruzada cristã/evangélica que acontecerá em Manaus indique alguém!

  3. ANDRADE disse:

    É lamentável que esse tipo de candidatura em apoiar um unico candidato a presidência esteja acontecendo no Amazonas.Tantos partidos políticos para quê? Já basta a Lei delegada da ALE dado ao governador do estado. Ainda tem gente que fala absurdos da ditadura que nunca houve e que agora se torna evidente no país. O presidente Hugo Chaves gosta muito do Brasil porque está conseguindo aderir muitos adeptos ao sistema de governo venezuelano. Temos que acabar com esta lógica do voto pertencer aos partidos e não ao eleitor. Dessa forma mitigaremos essa prática ditatorial que vem sendo implementado no Brasil. É lamentável!!!

  4. É Marcos! É triste, é caótico, é irônico, mas é verdade. Não temos nomes para competir, pois todos os “nomes” preferem viver na sombrar dos que ai estão por longos anos, e ninguém soube fazer-se individualmente para poder crescer com nome político forte e competitivo. Aqui somos obrigados a ver votações na câmara e assembleia na calada da noite e com expressivas e esmagadoras concordâncias a favor dos que estão no poder. Manaus tem problemas crônicos que nunca são solucionados – transporte coletivo, água, ruas, esgoto, invasões, planejamento urbano e paisagístico, áreas de lazer e esportes escassas, futebol “pobre”, etc -, e esses problemas viraram a bandeira de todos em toda e qualquer eleição. É comum ver nos bairros os candidatos dando soluções maravilhosas para estes problemas em seus discurso, porém depois que ganham começam a dar as costas para todos eles. Ainda somos, infelizmente, um grande curral eleitoral para muitos. De um lado um estado forte – PIM – e de outro um povo fraco – acostumado a viver de migalhas políticas – e sem força de reação.

  5. Blogueiro disse:

    Marcos Santos,
    Não aumenta a depressão do Ronaldo, com suas esperanças impossíveis, o caso eleição 2010 ja está consumado e só esperar pra ver.
    Pelo que estou ouvindo nos comentários do Ronaldo, na CBN, ele não consegue dormir, pesquisando na internet cenários de sonhos…

  6. aurea disse:

    Nosso Cenario politico sem expressao,comandados,repetitivos,realmente,ficaria feliz como cidada e eleitora,se pudesse ter opçAO,pra mim com toda sua expressao jovem,inteligente,com novas e boas aspiraçoes seria Paulo De Carli.

  7. Libelula disse:

    Vai pensando Marcos Santos: Nós Policiais Militares e Civis vamos mudar esta situação e vai ter segundo turno sim! Sabe por conta de quem? Heberte Amazonas!!!!!!!
    Espera pra te ver

  8. nascimento disse:

    Acredito que o quarto nome foi encontrado é do vereador Hissa Abrahão do PPS, que hoje na camara dos vereadores colocou o seu nome para avaliação do partido e da colição pró Serra para concorrer ao governo do Estado.
    Espero que possa se concretizar a terceira via que faltava, e fale pro Ronaldo que ele já pode dormir melhor.

  9. wolf disse:

    MENTIRA,MENTIRA E MENTIRA,SR MANOEL RIBEIRO A RUA I NO COND JOÃO BOSCO II AO LADO DO SHOPPING SÃO JOSE É UMA VERGONHA PRA MANAUS E INCLUSIVE ESTÁ POSTADO NO YOUTUBE PARA O MUNDO TODO A VERGONHA E POUCO CASO DOS POLITICOS DO AMAZONAS QUE PENSAM NOS VOTOS DOS MOTOTAXISTAS,AMBULANTES E APROVEITADORES QUE FIZERAM UMA FEIRA A CEU ABERTO COM APOIO DA PREFEITURA.AGORA QUE O SHOPPING SÃO JOSE MELHOROU A FACHADA OS ABUSADOS DOS MOTOTAXISTAS FIZERAM UM PONTO EM CIMA DA CALÇADA JA QUEBRANDO AS PLANTAS QUE COMPÕEM O PAISAGISMO,JA FORAM FEITAS VARIAS DENUNCIAS E OS FISCAIS QUE VEM AQUI FAZEM ACERTO COM OS AMBULANTES E FICA POR ISSO MESMO,NO FINAL DOS MESES NÃO CONSEGUIMOS TRABALHAR NEM DEIXAR NOSSOS FILHOS NA ESCOLA JA QUE AMBULANTES,VENDEDORES DE COMIDA ESTRAGADA E IUGURTE VENCIDO,TROMBADINHAS E CARROS VELHOS ESTACIONADOS E PRINCIPALMENTE A PRAGA DA DÉCADA OS FAMIGERADOS MOTOTAXISTAS,NÃO VOTO NESSE PREFEITO NUNCA MAIS E NEM EM QUEM ELE APOIAR,QUANTO AO SR MANOEL RIBEIRO NÃO DEU CERTO COMO PREFEITO IMAGINEM COMO FUNCIONARIO DO PREFEITO,FAÇAM O CERTO INDEPENDENTE DE DAR VOTO OU NÃO JA QUE SOMOS A MINORIA MAS SOMOS OS QUE PAGAM MAIORES IMPOSTOS COMO IPVA E IPTU,NOVAMENTE AQUI ESTÃO O LINK DAS IMAGENS DO YOUTUBE PRA QUEM DUVIDA.ASSISTA. http://www.youtube.com/watch?v=vQIzIw-Vi5o E VEJA A VERGONHA E HUMILHAÇÃO QUE TEMOS QUE PASSAR,ESSA É NOSSA RUA.

  10. Afonso disse:

    Marcos, Boa tarde. Por favor não me interprete mal, mas, o Herbet, não é mais carteiro. Abraços.

  11. Lopmir disse:

    Não há ninguém que preste nesta possilga! O Alfredo, puxa saco do “Paz & Amor” Lula e seu discurso de palanque único, não passa de um blá-blá-blá, O Omar, que vai segurar as rédeas de um governo mais preocupado com auto-propaganda e uma slogan narciso-fascista, “eu tenho orgulho de ser amazonense”, que risível … O Hyssa, sei muito pouco dele, quem meu Deus? Algum “evangélico” ? Talvez Herbert, pois nulo e ele dá no mesmo…