Por que a Copa é importante para o Amazonas?

É fato que Barcelona e Paris, duas das cidades mais glamorosas do mundo, ficaram melhores depois que a primeira sediou Olimpíada e Copa do Mundo e a segunda Copa do Mundo. A cidade catalã, por exemplo, não era tudo isso que é hoje não. Ficou praticamente impecável. O transporte em Paris, coberto por eficiente sistema de metrô, também ficou nos trinques depois da Copa passar por lá.

Outra coisa: como vocês acham que Parintins conseguiu que o Boi Bumbá fosse (literalmente) essa Coca-Cola toda que é hoje? Com muita pavulagem da cabocada! Chega de modéstia. Esse negócio de que Manaus não pode isso, não pode aquilo, não tem dinheiro pra isso, não tem dinheiro pra aquilo já encheu o saco. Deixa os caras que querem fazer trabalharem. E vamos fiscalizar o processo de execução, de olhos bem abertos.

Nesta quarta-feira expusemos, eu e Ronaldo, nossas posições sobre a demolição do estádio Vivaldo Lima e a construção do monotrilho. Sou a favor e Ronaldo é contra. O debate está no site da CBN Manaus (www.cbnmanaus.com.br).

Vejo um grande perigo nessa história. Manaus não pode fazer molecagem com a CBF e a Fifa. Primeiro a cidade vai lá, apresenta um caderno de encargos através do prefeito de Manaus (na época Serafim Corrêa) e do governador do Estado (na época Eduardo Braga), se compromete a fazer a Arena Amazônia, o Monotrilho, isso e aquilo. Depois retira a cobertura da Arena e dois dos três andares de estacionamento que seriam construídos abaixo do estádio (isso já aconteceu!) e a Fifa aceita. Agora não pode mudar mais nada e nem perder prazos.

Note-se que mesmo com todo apelo geográfico, turístico, econômico e futebolístico, Rio de Janeiro e São Paulo estão enfrentando problemas seríssimos para emplacar seus projetos de reformas do Maracanã e Morumbi. Reformas são complicadas mesmo.

Vamos tocar o barco em frente, pessoal. A chance de sediar uma Copa do Mundo é uma oportunidade que nenhuma geração deve desperdiçar. Quem confunde economia, negócios e desenvolvimento com política dá uma tremenda bola fora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João Bosco disse:

    Parabéns Marcos Santos.
    É inacreditável, é inconcebível, chega a ser muito estranho alguém se posicionar contra a copa em Manaus.
    Apenas isso, pra não entrar em detalhes.

  2. Miguel Biango disse:

    Marcos,
    Concordo com o posicionamento de que devemos pensar grande, pelo menos do tamanho do que nós achamos que representamos para a humanidade, se não mais. É assim que nós poderemos promover o grande salto de desenvolvimento que aconteceu em cidades como Barcelona com as Olimpíadas e a transformação portuária que segue evoluindo até hoje; como está acontecendo em Boston com o The Big Dig, a maior obra viária urbana do mundo; Dubai com o Burj-Al-Arab e sua transformação Urbana; Bilbao com o Museu Guggenhein ou Paris com a transformação promovida por Miterrand.

  3. José Luiz disse:

    Concordo plenamente com Miguel Biango. Como alguém pode ser contra investimentos dessa magnitude em nosso Estado? A construção do novo estádio é apenas um pingo d´agua no Rio Negro frente aos demais investimentos tanto público quanto privado que esse projeto de sediar a copa representa. Além de todo investimento físico ainda tem o investimento intangivel, aquele que acontece no coração das pessoas. Um evento como esse eleva a auto-estima das pessoas, traz ânimo, vontade de realizar, vontade de estudar, de praticar esporte….e isso não tem preço.

  4. Administrador disse:

    Marcos, eu ouvi dirigindo a caminho do trabalho ouvi surpreso a oque chamo de historico o debate seu , totalmente racional, contra o emotivo e dono da emissora tiradentes. Apesar de vc ser quase censurado por demostrar opinião contraria ao do dono da emissora e amigo de Amazonino. Parabéns por demostrar personalidade, inteligencia e colocar de modo bem claro os beneficios que a copa irá trazer se o Omar deixar. Espero que picuinhas politicas não afastem a possibilidade unica de Manaus crescer em 4 anos o que não vai crescer em 20. A copa trará beneficios vitalicios, e somente por que o omar quer ser governador, corre o risco de isso não acontecer. Não duvido que daqui pra frente começe uma campanha contra a copa.

  5. LEONARDO disse:

    Parabéns Marcos Santos. Você ´foi muito feliz nas suas palavras. deixo uma pergunta: os Sul-Africanos foram e/ou continuam contra a realização da Copa 2010 e seu país?
    A mesma pergunta pode ser feita aos países que já foram sedes de copas do mundo de futebol. Esses países se arrependeram de sediar tal mega evento?

  6. Carlos Caldas disse:

    Parabens Marcos Santos pela maravilhosa analise sobre Manaus na copa de 2014, nao sou amazonense mas me considero como tal, por isso torço por demais por este magnifico evento. E tenho certeza que as obras aqui realizadas para a copa inclusive o estadio, sao de extrema necessidade para a populaçao deste esplendoroso Estado que se nao for o melhor, com certeza esta entre os tres melhores Estado do Brasil, para se viver.

  7. Miguel Biango disse:

    Companheiros Marcos, Administrador e José Luiz,
    Nesse ponto em que estamos, por mais que se discuta a forma, não podemos voltar atrás nos compromissos já assumidos. Esse evento envolve o mundo inteiro, são interesses de toda a naturaza, em que a FIFA já enxergou o seu enorme potencial e papel nisso tudo. Nós, do Amazonas, já entendemos esse momento, mas temos alguns companheiros que ainda não entenderam que os detalhes que possam estar equivocados, teremos que retificar, mas não vamos parar um processo todo, sob pena de nos jogarem fora desse Bonde. Quanto menos Cidades-Sede, Melhor para os que ficarem. Nós temos que “Ficar” com a COPA. Já se fala em reduzir para 8, devido às dificuldades que as cidades estão encontrando em cumprir os compromissos. Se for necessário reduzir para apenas dez ou oito, nós temos que estar nestas oito. São enormes as perspectivas. Agregado aos Projetos da Copa, temos a reorganização urbana de Manaus, O Transporte Coletivo com o Monotrilho que inicialmente atenderá parte da cidade, mas que deverá logo após ser extendido a todo o anel da cidade privilegiando a todos, o saneamento promovido pelo Prosamim e da Orla da Cidade, Novos Portos Urbanos, Novos Eixos Viários, Resolver a nossa Internet Banda Realmente Larga, Potencializar o atendimento de Saúde, Novo Aeroporto, Participação das Universidades na oferta de novos cursos, Mostrar o nosso potencial como gente da floresta que poduz com excelência “para o mundo ver” enfim, É o Amazonas sendo Vendido como Grande Marca da Floresta para o Mundo.
    Vamos a luta, devemos contar com a força e a energia de todos. O Governador Omar Aziz tem nesse projeto uma de suas maiores bandeiras e tenho a certeza que, o que depender dessa equipe que está aí, os eforços não arrefecerão. Não foi fácil chegar até aqui.
    O Prefeito Amazonino, sabe que, apesar de sua visão pessoal quanto às alternativas para a COPA o momento de escolha da solução já passou. Agora é hora de trabalhar para cumprirmos juntos as metas acordadas. Essa é a minha humilde visão. Como um técnico que conhece um pouco de Manaus e do Amazonas e das estruturas que temos para atender aos anseios de nosso povo.
    Forte abraço,
    Miguel Biango.

  8. kuca disse:

    Marcos,
    Não gosto de futebol, o que entendo, todos torceram para ganhar a copa do estado do PARÁ, agora dizem que o dinheiro deveria ser usado para outras coisas!!!
    Por que não deixou a copa para os paraense?

  9. Anogueira disse:

    Marcos,
    De boas intenções, o inferno está cheio!!!
    Desconfio desse povo, que nesta altura, estão questionando se se deve construir ou não a Arena.
    De fato, é muito dinheiro investido num futebol de quinta categoria, como é o nosso, ou daria para contruir milhares de unidades habitacionais.
    Só o dinheiro que o Cordeirinho desviou (só como exemplo)bancaria boa parte desse projeto.
    Mas, a essa altura do campeonato, esse dabate não cabe mais.

  10. Roberto Santos disse:

    Caros amigos, realmente Barcelona e Paris melhoraram bastante depois desses dois eventos esportivos, entretanto essas cidades se prepararam antecipadamente para isso. As transformações urbanísticas realizadas foram planejadas e executadas com mais de quatro anos de antecedência e não em três anos como estão querendo fazer em Manaus. Aqui querem licitar um sistema de monotrilho sem projeto básico ou executivo; sem sequer informar os serviços e seus quantitativos, dando margem para uma licitação viciada que pode estar escondendo superfaturamento através de aditivos mirabolantes como aconteceu com obra da ponte sobre o rio Negro.
    Licitaram a demolição do Vivaldão e construção de um novo estádio e todo mundo já sabia qual era a empresa que seria vencedora. Tem gente que já sabe até o nome da empresa que fará a reforma da colina. E tem muito mais por aí.
    A diferença entre Paris, Barcelona e Manaus está nos governantes. Lá eles levam a coisa a sério; aqui eles querem levar a R$ coisa.
    Se houver copa em Manaus; coitados dos governadores e prefeitos pós-copa. Que Deus os ajude.

  11. manaó disse:

    Só porque vem uma Copa pra cá que a cidade vai melhorar em todos os sentidos!
    E porque a cidade não melhorou em todos os aspectos nos idos de 86 até agora?
    Tem cidade muito mais estruturadas no Brasil do que aqui!
    Será que é por causa que o povo não sabe votar, ou é por que os políticos daqui tem má vontade?

  12. Escrever o que pensamos nos veículos de comunicação de nossa cidade, remete-nos ao emaranhado de relutâncias existentes por parte dos cidadãos que entendem a necessidade do desenvolvimento da nossa Cidade-Estado para muito mais do que a Zona Franca de Manaus. Li um artigo da Deputada Rebecca Garcia em que ela tenta tranqüilizar outras autoridades de nosso país sobre problemas em Manaus que poderiam prejudicar o andamento das obras da COPA. Na explicação que a deputada discorre sobre os problemas que poderiam estar havendo, está evidenciado duas coisas: Que há problemas e que eles podem piorar.
    Na busca de alternativas para possíveis falhas na execução do projeto da COPA 2014 em nossa cidade, a alternativa natural é a transferência para Belém, entretanto, entendo que está não é uma possibilidade que venha ocorrer. Uma outra alternativa é diminuir a quantidade de cidades que serão sede da COPA e não tenham dúvidas que os organizadores da COPA não pouparão as cidades que não apresentarem infraestrutura mínima para o evento, e também não tenham dúvidas de que, até o momento, Manaus está entre estas cidades.
    A infraestrutura para um grande evento como a COPA do mundo de Futebol é recorrente em nossa cidade, pois apesar de não ter havido um outro grande evento como a COPA, basta a Prefeitura anunciar uma grande comemoração de aniversário da cidade no Centro de Convenções, ou festividades de final de ano na praia da Ponta Negra, ou o Sindicato dos Rodoviários paralisar suas atividades por um dia que o caos em nossa cidade está formado.
    Visivelmente, o principal problema de Manaus é o sistema viário, mas temos atrelado a isto o desabastecimento de água e de energia elétrica, pois é notório que com um grande evento como a COPA do mundo, a infraestrutura destas redes de distribuição apresentará problemas, pois somos sabedores de que nas condições atuais já há problemas graves nestas redes. Podemos falar também da segurança pública, rede hoteleira, transporte coletivo, suporte turístico, restaurantes, aluguéis de automóveis, estacionamento, esgoto, tratamento de águas residuais, etc. Vejo, porém, a oportunidade de vencermos o desafio de melhorar o centro de nossa cidade, pois com a mudança do sistema de Carga e Descarga de nosso porto para o bairro Colônia Antônio Aleixo, teremos, uma melhor fluidez dos pedestres em nosso centro histórico, diminuição de engarrafamento de carros, transformação do centro de nossa cidade em um local próprio para turismo e o pólo industrial de Manaus agradecerá, pois terá os insumos mais perto de seu parque fabril. Entendo assim, que o Terminal Portuário das Lajes é o único projeto que verdadeiramente apresenta-se como um projeto de fato a ser concretizado e que ajudará a melhoria das condições estruturais de nossa cidade para o grande evento que é a COPA do mundo, mas está tendo dificuldades de ser concretizado.
    Manaus sede da COPA, Será?

  13. ricardo disse:

    tudo é jogo de interesses por parte de políticos sem noção do que é desenvolvimento, vamos lutar para copa da amazônia seja a melhor em organição e com isso nosso cidade será um lugar melhor pra se viver…

  14. Nikolas Bismarque disse:

    Olá Marcos Santos, acredito que temos sim que ter a Copa em Manaus pois seria um empurrão na falta de vontade de nossos políticos em investir em obras de melhorias para a cidade e para a população. Pena que temos políticos que não pensam no coletivo e sim em seu próprio bolso. Tenho dúvidas se em 03 anos, esse grupo político que conhecemos, vai conseguir fazer o que não fez ao longo dos 30 anos. Abraços!!