Há muitas correntes circulando na Internet que se destinam, exclusivamente, à propagação de vírus. Muita gente boa, inteligente, mas ainda ingênua diante das armadilhas do meio, de vez em quando manda uma delas para mim. Essa, porém, é muito boa, abordando o delicado tema da educação moderna, sob o exemplo da matemática. Tentei checar a origem, mas isso se disseminou por muitos lugares. Confira:
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa R$ 0,80, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 5 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
“Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos…
Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
PMS.AM
Por Marcos Santos
Por incrivel que possa parecer devo concerdar com essa idéia, conheci um garoto que, com 14 anos, estuda no 3º ano do fundamental, e não sabe escrever o nome.
Me parece que as escolas tem obrigação de aprovar os alunos mesmo que não tenham formação suficiente.
Professora, parabéns pelo seu feliz comentario.
Infelizmente, isso acontece em quase todos os setores do mercado. Trabalho no PIM e esse tipo de coisa eu, infelizmente, presenciei, ano passado, quando fomos auditados por uma empresa e as auditoras pediram para os funcionários calcularem o percentual que determinado tempo de parada da máquina representava na produção.
Somente um funcionário soube responder, de um total de 22. A empresa teve que fazer um curso básico de matemática.
Horas trabalhadas = 10 horas.
Máquina Parada = 1 hora.
Quanto essa 1 (uma) hora representa de Precentual da Produção = 10%.
O que a senhora acha???????????????
As pessoas tendem a ver o passado com uma nostalgia perigosa.
A Matemática ensinada nas escolas era extremamente bitolada, mecânica, sem apelo ao senso crítico, principalmente na época do “Movimento Matemática Moderna”. Hoje em dia até existem propostas inovadoras para melhorar o ensino da Matemática, mas com professores desmotivados a coisa não sai do lugar…