A matemática moderna circulando na Internet

Há muitas correntes circulando na Internet que se destinam, exclusivamente, à propagação de vírus. Muita gente boa, inteligente, mas ainda ingênua diante das armadilhas do meio, de vez em quando manda uma delas para mim. Essa, porém, é muito boa, abordando o delicado tema da educação moderna, sob o exemplo da matemática. Tentei checar a origem, mas isso se disseminou por muitos lugares. Confira:

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa R$ 0,80, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 5 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com  que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a  professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
“Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos…
Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eliodoro Valquerizo disse:

    Por incrivel que possa parecer devo concerdar com essa idéia, conheci um garoto que, com 14 anos, estuda no 3º ano do fundamental, e não sabe escrever o nome.
    Me parece que as escolas tem obrigação de aprovar os alunos mesmo que não tenham formação suficiente.

  2. Antônio Maués disse:

    Professora, parabéns pelo seu feliz comentario.

    Infelizmente, isso acontece em quase todos os setores do mercado. Trabalho no PIM e esse tipo de coisa eu, infelizmente, presenciei, ano passado, quando fomos auditados por uma empresa e as auditoras pediram para os funcionários calcularem o percentual que determinado tempo de parada da máquina representava na produção.

    Somente um funcionário soube responder, de um total de 22. A empresa teve que fazer um curso básico de matemática.

    Horas trabalhadas = 10 horas.
    Máquina Parada = 1 hora.
    Quanto essa 1 (uma) hora representa de Precentual da Produção = 10%.
    O que a senhora acha???????????????

  3. Denis disse:

    As pessoas tendem a ver o passado com uma nostalgia perigosa.
    A Matemática ensinada nas escolas era extremamente bitolada, mecânica, sem apelo ao senso crítico, principalmente na época do “Movimento Matemática Moderna”. Hoje em dia até existem propostas inovadoras para melhorar o ensino da Matemática, mas com professores desmotivados a coisa não sai do lugar…