O caso do Uai Shopping e um vídeo revelador

A interdição do UAI Shopping (São José), na noite de quarta-feira, levanta um véu importante em Manaus. Temos locais públicos, de alta frequência, que não estão nem aí para os seus usuários. E, por outro lado, o gesto abriu uma tampa da disputa política que vem por aí.O deputado estadual Marcos Rotta foi à tribuna desafiar o prefeito Amazonino Mendes a interditar também o Manauara Shopping. O deputado estadual Liberman Moreno defendeu o prefeito.

Um ouvinte-leitor da CBN enviou o seguinte link, que dá acesso a vídeo postado no You Tube, mostrando a inaceitável realidade do Uai Shopping, dando razão à interdição, ajudando-o a formar sua opinião:

Os flagrantes do interior e arredores do Uai Shopping São José

Olhando pelo ângulo do vídeo é possível ver o tamanho do desrespeito à população.

Por outro lado, quem ainda não foi vítima de um banheiro interditado ou do mau-cheiro terrível dos cinemas do Manauara?

A verdade é que a Vigilância Sanitária precisa ser levada mais a sério. E se levar mais a sério. Como pode um shopping, nas condições em que o Uai é apresentado nesse vídeo, continuar funcionando? Não sei, mas com certeza, olhando as coisas pelo ângulo do vídeo, fica meio difícil entender como esse conglomerado de lojas continuou aberto por tanto tempo.

Como a Prefeitura tolerou a balbúrdia que havia (e há) na porta do shopping? Viram o churrasquinho sendo servido no meio da rua? Viram o “ponto” de mototáxi? Esses arredores são de responsabilidade da Prefeitura. Caberia ao poder público, fazendo jus ao imposto pago pelos empresários (lojistas e condomínio), organizar a balbúrdia, dando ao consumidor a tranquilidade para movimentar a economia consumindo.

Vou mais longe: o médico Nelson Fraiji disse, outro dia, em entrevista ao site da CBN Manaus, que o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) não resiste a uma inspeção sanitária séria. E por que a vigilância sanitária não vai até lá? Quantos outros estabelecimentos também não resistiriam a uma inspeção à luz da lei?

A administração municipal atual tem agido. Falta, porém, isonomia, igualdade, ação igual diante de iguais. Não vou esquecer nunca os dois retornos no Supermercado DB, da Ponta Negra, com direito a dois semáforos, enquanto o Amazonas Shopping (onde supermercado é apenas uma de suas mais de 200 lojas) perdeu tudo.

Sejamos, porém, otimistas. A interdição do UAI shopping pode ser o começo de um novo momento. Manaus está precisando de organização. E se o prefeito Amazonino Mendes levar a sério o slogan que sua administração cunhou? “Prefeitura de Manaus, organizando a cidade”. Manaus precisa disso.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Miguel Biango disse:

    Marcos,
    Estamos com um sério problema de falta de atenção com a questão sanitária em nossa cidade.
    O Manauara Shopping é um complexo comercial de bela qualidade arquitetonica e como gosto é sempre discutível, de discutível decoração. É um ambiente que de certa forma contribuiu muito como boa alternativa para a cidade. Porém está com um sério problema de mal cheiro tanto na praça de alimentação, estacionamento e próximo aos cinemas. É urgente uma providencia.
    Forte abraço,

    Miguel Biango.
    Arquiteto Urbanista
    Secretário Geral PMDB-Am