Túnel de 2 metros, arma, munições e serra elétrica são encontrados no pavilhão 1 do Compaj, que abriga presos da FDN

Túnel, arma, munições e serra elétrica foram encontrados após denúncia feita para o WhatsApp do Dipen. Fotos: Divulgação

Um túnel, uma arma de fogo, munições e uma serra elétrica foram encontrados no pavilhão 1 do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado), localizado no quilômetro 8 da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista), nesta desta quarta-feira (25), segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A escavação e os materiais proibidos foram encontrados após denúncia anônima recebida pelo Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) através do Whats-Denúncia da Seap (99297-3068). No pavilhão estão detentos ligados à facção criminosa Família do Norte (FDN).

Uso exclusivo

A arma de fogo encontrada é de calibre ponto 40 e de uso exclusivo das polícias. Com ela foram encontrados dois carregadores, 34 munições de ponto 40 e uma serra elétrica. Os objetos estavam na cela 5 do pavilhão 1, na ala 1.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, o túnel com 2 metros foi encontrado na cela 9, da ala 2 do pavilhão onde também foram encontrados os materiais ilícitos.

“A denúncia recebida pela nossa equipe de inteligência indicava que o pavilhão 1 era o local onde estavam escondendo armas que poderiam ser usadas em um possível motim, rebelião ou alteração no sistema prisional. E o túnel, que ainda estava no início da escavação, seria concluído pelos detentos para ser utilizado em uma fuga.

Duas celas

Cleitman Coelho afirma ainda que 28 internos das duas celas irão responder a inquéritos. Para os 17 presos da cela 9 da ala 2, onde foi encontrado o túnel, os procedimentos cabíveis serão para dano ao patrimônio público, e para os 11 detentos que estavam na cela 5 da ala 1, será porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ações de segurança

As revistas e procedimentos de segurança estão sendo seguidas pela Seap em todas as unidades prisionais da capital e interior, para manter o sistema seguro e controlado.

Além das operações com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Seap tem acompanhado procedimentos de tranca nas unidades e atuando na prevenção de ações dos detentos para desestabilizar o sistema prisional.

Tags: Compaj, FDN, Seap, túnel
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *