Operação Banzeiro prende 5 pessoas e indicia 3 por envolvimento com tráfico em Urucurituba

Operação foi deflagrada desde as primeiras horas desta manhã, em Urucurituba, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão. Fotos: Bruno Zanardo/Secom

A operação Banzeiro chegou a Urucurituba (distante 218 quilômetros de Manaus), cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão desde as primeiras horas desta quarta-feira (25) na cidade. Cinco pessoas foram presas e outras três indiciadas por tráfico e associação ao tráfico de drogas em Manaus e Urucurituba.

A ação é realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria Executivo Adjunta de Operações (Seaop), e começou ontem, em Manaus, com a prisão do detento do regime semiaberto Marco Antônio Auzier, 29, vulgo “Caveirinha”, considerado um dos líderes do tráfico em Urucurituba.

Pistola e maconha

Ele foi capturado por policiais da Seaop no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste da capital, com uma pistola, munições e 50 gramas de maconha.

Hoje de manhã, em Urucurituba, os policiais prenderam em flagrante Zaquel Marques Pereira, 33, Elimilton da Silva Cascais, 20, e Douglas da Silva Batista, 33.

Um mandado de prisão contra Francimilton Gama Maciel, 36, por tráfico e associação ao tráfico foi cumprido. Alessandra Silva Cascais, 27, Fabíola da Silva Cascais, 29, e Mário Santos Melo de Queiroz foram indiciados por tráfico e associação ao tráfico e vão responder em liberdade.

Associação ao tráfico

Segundo o delegado Mateus Moreira, diretor de Departamento de Polícia Civil do Interior, mensagens encontradas no celular de “Caveirinha” levaram a detenção do guarda municipal Mário Santos de Queiroz.

Nas mensagens, ele estava informando sobre a realização da operação policial na cidade. Ele foi indiciado por associação ao tráfico e violação de sigilo profissional.

“O resultado principal é o combate ao tráfico de drogas, como também a prisão do maior traficante de Urucurituba, que é o Caveirinha. Desarticulamos pelo menos 15 locais de tráfico de drogas na cidade, o que vai se refletir na segurança pública uma vez que a maioria das ocorrências está ligada ao tráfico”, disse o delegado Mário Melo, titular do 41° DIP de Urucurituba.

Armas e drogas

Os policiais apreenderam três simulacros de armas caseiras, 20 trouxinhas de Oxi e maconha e oito celulares durante as ações na zona urbana e nas comunidades ribeirinhas da cidade. Cerca de 40 policiais civis e militares participaram da operação. Policiais civis de Manaus, Silves, Itapiranga, Rio Preto da Eva e Itacoatiara também foram incorporados.

Vice-governador

A ação foi acompanhada pelo vice-governador Bosco Saraiva, pelo secretário de Segurança, coronel PM, Anezio Paiva, pela secretária executiva, delegada Juliana Tuma, pelo comandante-Geral da PM, coronel David Brandão, e o delegado Geral da Polícia Civil, Mariolino Brito.

Segundo o titular da SSP-AM, a operação representa um golpe contra o comércio de drogas às vésperas da realização da Festa do Cacau, que acontece neste fim de semana.

“O intuito da Secretaria de Segurança é levar essas operações de maneira a chegar a todas as comunidades, combatendo a criminalidade, principalmente o tráfico de drogas. Estamos conseguindo fazer isso prendendo traficantes e apreendendo drogas”, frisou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *