Morre a professora e escritora Ruth Prestes, irmã de Chico da Silva e mãe do subsecretário de Infraestrutura Fernando Elias

Morre a professora e escritora Ruth Prestes

Morre a professora e escritora Ruth Prestes, parintinense venerada, poeta, requisitada nos momentos decisivos pelo MEC. Foto: Divulgação

A educadora, ex-subsecretária de Educação do Amazonas, escritora e poeta Ruth Prestes, 88, faleceu esta madrugada em São Paulo. Ela era irmã do cantor e compositor Chico da Silva, filhos da professora Guajarina F. Prestes, venerável de Parintins. “Infelizmente, nós a perdemos”, disse o filho, o subsecretário estadual de Infraestrutura, Fernando Elias. Ruth era irmã do compositor e diretor do bumbá Caprichoso Simão Assayag, parte de pai, o empresário Elias Simão Assayag.

Um problema hepático, que provocou longa internação no Sírio-Libanês, em São Paulo, provocou o falecimento. O corpo chega às 23h30 deste sábado (21/04) e segue direto para o Palácio Rio Negro, onde será velado. O sepultamento está marcado para as 11h, no domingo, no cemitério São João Batista.

Os parintinenses estão consternados. Ela era tida como referência intelectual de Parintins e acolhia com especial carinho os conterrâneos da ilha.

 

Educadora

Ruth era conhecida como “professora doçura”, tal era o carinho que demonstrava para com colegas e alunos. Ela foi, além de subsecretária estadual de Educação, presidente do Conselho Estadual de Educação. Era escritora, poeta e articulista do jornal A Crítica.

Ruth Prestes era natural de Parintins, onde nasceu no dia 6 de março de 1930. Ingressou no magistério muito jovem e sempre desempenhou funções inerentes à educação, tornando-se mestra na área. Lecionava Psicologia da Educação, Diretrizes para a Educação Básica e Metodologia da Língua Portuguesa.

Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Integrou o Conselho Indígena, Associação dos Escritores e foi fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear).

Lecionou por muitos anos na Universidade Nilton Lins e no Colégio Martha Falcão. Colaborou com o Ministério da Educação (MEC), no Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (INEP). Participou na elaboração do documento sobre Diretrizes e Normas da Educação Especial, MEC-Brasília.

Escritora de méritos e poeta talentosa deixou obras valiosas. Destaque para “Manual de Orientação para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e série de artigos. Entre seus livros de poesia destacam-se: “Amar, Sonhar e Rimar” e “Vida versus Poesia”, parceria com a poeta Rene Costa. Fez também várias participações em Antologias Literárias Brasileiras.

Era colaboradora-articulista dos jornais A Crítica e Commercio de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *