Prefeitura prorroga a campanha de vacinação contra o sarampo em Manaus

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra o sarampo, específica para a faixa etária prioritária – seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, foi prorrogada, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por mais uma semana, se estendendo  até 27/4. Na referida faixa prioritária está concentrado o maior número de casos confirmados da doença na cidade: 12, dos 16 casos positivos são crianças menores de um ano, até 4 anos de idade. Entre os notificados, 158, dos 237 casos informados pela Sala de Situação de Vigilância de Saúde no Informe Epidemiológico nº 6, divulgado na última terça-feira, 17, são crianças nessa faixa de idade.

Após o Dia “D”, realizado no último sábado, 14, a vacinação foi estendida até esta sexta-feira. Com a prorrogação, os pais ou responsáveis poderão levar as crianças para receber a “dose de campanha” em qualquer uma das 183 salas de vacina da rede pública, cujos endereços estão disponíveis no link http://bit.ly/2K46WZ9.

“Além disso, as equipes dos Distritos de Saúde da Semsa estão fazendo a busca ativa em creches, centros de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino, intensificando as ações, levando a vacina até onde as crianças estão. Neste momento, são elas o nosso foco para receberem o imunobiológico”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O secretário informou que a vacinação para a faixa etária de rotina (dos seis meses aos 49 anos) continua sendo oferecida, mas que é fundamental os pais levarem as crianças para serem vacinadas. “A única exceção é para o caso de crianças que receberam uma dose de vacina há menos de um mês”, lembra Magaldi.

A vacina tríplice viral é contraindicada para quem têm alergia grave ao ovo de galinha, alergia a proteína do leite de vaca e crianças que estejam em tratamento com medicamento imunossupressor. Esses casos devem ser avaliados por um profissional de saúde.

 

Funcionamento no feriado

Neste sábado, 21, feriado nacional em homenagem a Tiradentes, estarão funcionando a Maternidade Moura Tapajóz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 Manaus. Também funcionará normalmente o Programa da Raiva (da UBS José Rayol dos Santos, cujos atendimentos estão sendo feitos temporariamente nas dependências da Fundação de Hematologia do Amazonas, Hemoam, no sábado e domingo, das 8h às 12h). As Unidades Básicas de Saúde de horário ampliado não abrirão, retomando os atendimentos normalmente na segunda-feira.

 

Campanha da gripe adiada

Em função das ações de combate ao sarampo, Manaus terá calendário diferenciado para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começará nacionalmente na segunda-feira, 23, e se estenderá até o dia 1º de junho. “Em Manaus, teremos a vacinação contra a gripe, a Semsa está se organizando para realizar a campanha mais breve possível”, salientou Magaldi.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *