Curso de Cuidador Comunitário abre 25 vagas para a segunda turma

As inscrições para a segunda turma do curso de Cuidador Comunitário da Prefeitura de Manaus vão da próxima segunda, 23/4, à sexta-feira, 27/4, ou até o preenchimento das 25 vagas abertas ao público em geral. Quem tiver interesse deve se dirigir ao Lar das Marias, na rua Wenceslau Bras, nº 374, bairro Dom Pedro, zona Centro-Sul de Manaus, das 8h às 17h.  Outras 25 vagas serão destinadas às residentes da entidade, que oferece apoio a mulheres com câncer. 

O projeto é uma iniciativa da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a Fundação de Apoio do Idoso Doutor Thomas (FDT). O objetivo é ajudar a comunidade a cuidar dos idosos da família, com orientações sobre higiene, alimentação, exercícios físicos e qualidade de vida.

A diretora geral da Espi, Stela Cyrino, destacou que as pessoas têm procurado o curso para se capacitar e ampliar a inserção no mercado de trabalho, já que a população idosa está aumentando e precisa ser atendida por pessoas qualificadas, dentro das ações direcionadas à terceira idade, implementadas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Na primeira turma oferecida, as vagas foram preenchidas em poucas horas no primeiro dia de inscrições. Então, as pessoas que estiverem interessadas devem ficar atentas”, afirmou.

Os documentos necessários para a inscrição, que ocorrerá no próprio local do curso, são cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. As aulas iniciam no dia 8 de maio e seguem até o dia 7 de junho, sempre às terças e quintas, das 14h às 16h. Mais informações pelos telefones 3215-4665  e 3637-7874.

“A importância deste curso de cuidador é proporcionar a capacitação dos membros da comunidade através de noções básica de cuidados aos idosos, melhorando assim o seu estado biopsicossocial, ou seja, oferecendo àquele parente, amigo ou vizinho próximo, uma qualidade de vida utilizando-se de fatores biológicos, psicológicos e sociais, garantindo qualidade de vida dos idosos dentro do seio familiar”, ressalta a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho.

 

Iniciativa

O projeto de capacitação de cuidadores de idosos na comunidade teve início em junho de 2017, com a realização de quatro edições, que qualificaram aproximadamente 200 pessoas no ano passado. Este ano, a primeira turma iniciou no dia 3 de abril, com 54 participantes, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Betânia, zona Sul de Manaus.  

Diferentemente do curso Cuidador de Idoso, que tem extensa carga horária e prepara profissionais para atuar na assistência à terceira idade, o Cuidador Comunitário busca ajudar a comunidade a atender os idosos do seio familiar, com orientações sobre higiene, alimentação, exercícios físicos e qualidade de vida.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *