Marinha abre 31 vagas para a Escola Naval, para ambos os sexos

Este ano, são ofertadas 31 vagas, sendo 19 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino. Foto: Divulgação

A partir do dia 03 de maio de 2018, as inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval poderão ser feitas por meio do site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Os candidatos também poderão efetuar suas inscrições no Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 9º Distrito Naval – Rua Bernardo Ramos, s/nº – Centro – Ilha de São Vicente – Manaus/AM – Tel (92) 2123-2278/2275. No Edital, é possível consultar a lista completa das demais cidades.

Este ano, são ofertadas 31 vagas, sendo 19 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, estas últimas podendo ser do Corpo de Intendentes da Marinha, Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais, com escolhas em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino, sendo a escolha fundamentada na meritocracia, decorrente das suas classificações durante o curso. É a primeira que vez que as Aspirantes do sexo feminino poderão concorrer ao ingresso no Corpo da Armada e no Corpo de Fuzileiros.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Dentre as condições necessárias à inscrição, destacam-se: ser brasileiro nato de ambos os sexos, ter 18 anos completos e menos de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2019, não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval e ter o Ensino Médio completo até a data prevista em Edital.

Sobre o Concurso

Os candidatos farão as provas em dois dias subsequentes. No 1° dia, será aplicada prova objetiva de Matemática e Física. No dia seguinte serão aplicadas uma prova objetiva de Português e Inglês e uma Redação. As provas objetivas serão constituídas de 40 questões cada. Após as provas, serão realizados os eventos complementares constituídos de: Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (TAF) – composto de corrida e natação, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos e Avaliação Psicológica, além do Período de Adaptação e o Curso de Graduação, conforme item 5 do Edital.

 

Curso de Graduação

O Curso é composto pelo Ciclo Escolar e pelo Ciclo Pós-Escolar (CPE). O Ciclo Escolar tem a duração de quatro anos letivos, em regime de internato. O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE). O CPE constitui um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da EN, com duração de 1 (um) ano letivo. O término do CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

 

Outros concursos abertos

A Marinha também está com inscrições abertas para o Colégio Naval, até 20 de abril. São 190 vagas e, para se candidatar é necessário ser brasileiro nato e do sexo masculino, ter 15 anos completos e menos de 18 (em 1º de janeiro de 2019), dentre outros requisitos previstos em Edital.

Para Engenheiros e Arquitetos formados ou em fase de conclusão, a oportunidade é para o Concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha, com 64 vagas. Informações completas através do site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

 

SERVIÇO:

Concurso Público de Admissão à Escola Naval

Inscrição: a ser aberta – 03/05/2018 a 08/06/2018

Valor: R$ 100,00

Informação ao candidato: [email protected]

Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *