Amazonas tem 251 casos notificados de sarampo, informa FVS-AM

De todos os casos notificados da doença no Estado, 16 foram confirmados, todos em Manaus. Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), divulgou, nesta quarta-feira (18), por meio da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas, a 4ª edição do Boletim Epidemiológico. O boletim aponta 251 casos notificados de sarampo, no Estado, sendo 237 em Manaus. No interior, são 14 notificações – 06 de Humaitá, 01 Anori, 01 Beruri, 01 Itacoatiara, 01 Itapiranga, 01 Iranduba, 01 Manacapuru, 01 Novo Airão e 01 São Gabriel da Cachoeira.

De todos os casos notificados da doença no Estado, 16 foram confirmados, todos em Manaus. Na capital, 25 casos já foram descartados. No interior, foram descartados 04 casos, ocorridos nos municípios de Anori, Beruri, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira. Seguem em investigação, no Estado, 206 casos suspeitos da doença.

Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, todos os casos confirmados são por diagnóstico laboratorial. Inicialmente, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e, quando positivo, com contraprova em laboratório nacional de referência.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, alerta para a vacinação, como principal forma de prevenção à doença. “A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital e interior e nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) de Manaus”, ressaltou.

Busca retrospectiva – De acordo com a FVS, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos, aproximadamente 210.322 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS-AM identificou 47 casos suspeitos de sarampo, levantamento já incluso no boletim.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *