Prefeitura realiza mapeamento para orientar moradores que podem ser afetados pela cheia

Várias casas devem ser mapeadas nesta semana pela Prefeitura de Manaus.

Em Manaus, uma ação da Prefeitura promoveu um mapeamento, nesta segunda-feira(16), de casas que podem ser atingidas pela cheia do rio Negro. O mapeamento teve início no bairro Educandos, zona sul da cidade.

Quando acontece uma cheia e a marca de 29 metros ultrapassa, fica o sinal de alerta. Moradores explicam que o segundo trimestre do ano é o mais alarmante . A operação recebe o nome de “Cheia 2018”.

O titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência social e Direitos Humanos (Semmasdh), Danízio Souza, diz que pretende realizar uma vistoria de casa em casa para identificar o que cada família enfrenta.

Os principais bairros que são afetados pela cheia, segundo levantamento da prefeitura, são: Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz , Betânia , Presidente Vargas , Colônia Antônio Aleixo , Aparecida, Centro, Santo Antônio , Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

O aparecimento de doenças também pode aumentar com o acúmulo de lixo jogado nos igarapés afetados diretamente pela subida das águas.

Todos os anos centenas de famílias no entorno de Manaus recebem madeiras para a construção da “maromba”, espécie de segundo piso, construído dentro de casa, para evitar que os familiares permaneçam no alagado. As visitas devem ocorrer durante toda a semana, nos bairros mais afetados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *