Terça, 24 de abril de 2018

Alunos da Ufam denunciam o restaurante ‘R.U’, após intoxicação alimentar. Instituição acionou a Vigilância Sanitária

Foto: Reprodução Facebook

Após inúmeras denúncias de alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que contaram por meio das redes sociais, serem vítimas de intoxicação alimentar ao comerem no Refeitório Universitário (RU), uma equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), foi acionada e na manhã desta sexta-feira (13) foi ao local recolher amostras dos alimentos para análise laboratorial.

A Semsa informou ainda, que após a conclusão do laudo se manifestará sobre os procedimentos adotados.

O Portal do Marcos Santos entrou em contato com a assessoria da Ufam, para saber quais medidas estão sendo adotadas pela instituição em relação as denúncias. A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) informou que, após tomar conhecimento dos casos de estudantes que teriam sofrido mal estar, ao consumirem refeições do Restaurante Universitário da Instituição, resolveu:

1 – Coletar amostras do alimento servido no dia do ocorrido para análise em laboratório com a intenção de obter laudo que indique se houve contaminação e o que a causou. (É procedimento padrão reservar uma amostra da refeição servida para posterior análise). O resultado da análise em laboratório tem previsão para sair em até 10 dias.

2 – Acionar Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) para que este inspecionasse o local onde os alimentos são servidos à comunidade universitária. Ao término da inspeção, NÃO se verificaram problemas que impedissem o funcionamento do espaço, foram apenas indicadas manutenção do piso, melhoria da iluminação e pintura nas paredes.
A Visa Manaus também realizou coleta da refeição do dia e da água utilizada no restaurante para análise de monitoramento da qualidade. A análise da Visa Manaus será expedida em até 20 dias.

3 – O Daest também reuniu com representantes dos Centros Acadêmicos para acompanhamento dos alunos que alegam terem sofrido mal estar, solicitando dos mesmos atestados e comprovantes de atendimento médico.

No mais, a Ufam reiteraou que se colocou à disposição desde o começo para auxiliar os alunos e aguarda o resultado das análises para providências e, que partiu da Universidade, acionar a Visa Manaus para proceder à inspeção.

Denúncias

Um dos estudantes está convocando os acadêmicos para assinarem ainda nesta sexta, uma petição contra o descaso contra o fornecimento da alimentação do R.U. 

Na postagem abaixo há mais de 50 pessoas comentando que passaram mal por conta da comida servida no local.

Há denúncia do dia 6 de março deste ano, onde um aluno mostra um bicho no prato servido no restaurante.

Veja também

Homem tem casa invadida e é assassinado a tiros no Santo Agostinho Foto: Divulgação Na noite desta segunda-feira (23), um homem identificado como Leonardo Uchôa Oliveira, de 19 anos, foi morto com pelo menos 11 tiros, na casa onde residia, na rua Projetada 4,  bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus. Segundo informações prelimin...
Confira a programação diferenciada na Semana Internacional da Dança da SEC Foto: Divulgação Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), diversos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estarão com programações especiais em alusão a data. Os teatros da Instalação e Gebes Medeiros, o Centro Estadual de Convivên...
Corpo em decomposição é encontrado em lixeira pública de Maués O corpo de um homem, em alto estágio de decomposição, foi encontrado em uma lixeira pública na tarde desta segunda-feira (23), a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade de Maués (distante 297 quilômetros de Manaus). Conforme o delegado de Polícia Civil do município...
Jovem diagnosticado com meningite está na UTI e continua em estado grave Foto: Arquivo O adolescente de 17 anos, diagnosticado com meningite meningocócica permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto em Manaus. De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), apesar ...
Novo Aripuanã e Manicoré estão em situação de ‘Emergência’, diz Defesa Civil-AM Manicoré. Foto: Divulgação   Após uma semana de orientação e avaliação técnica dos agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros de Manaus, em linha reta, na Calha do Madeira, o executivo municipal decretou “Situa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook