Terça, 24 de abril de 2018

Audiência pública debate o armamento da Guarda Municipal

Foto: Divulgação CMM

Resultante de requerimento assinado pelos vereadores Álvaro Campelo (PP) e Chico Preto (PMN), a audiência pública realizada na Sala de Comissões, nesta quinta-feira (12), discutiu procedimentos a serem adotados para o cumprimento da Lei n. 13.022/2014, que autoriza o porte de arma de foto aos guardas municipais das capitais dos estados. Será encaminhado à Prefeitura de Manaus um relatório sobre o que foi tratado e pedir providências necessárias.

Estiveram presentes na reunião, representantes do Sindicato da Guarda Municipal de Manaus; da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Polícia Civil, além da vereadora Joana D’arc Protetora dos Animais.

Em sua análise, o vereador Álvaro Campelo destacou que a legislação federal “autoriza que as guardas municipais possam fazer uso de arma de fogo, pelo que sou totalmente a favorável, até porque, o maior patrimônio que temos é a vida do cidadão. Quando ele frequenta uma praça, levando a família para buscar diversão, pode ser vítima de violência de marginais, e os guardas municipais que ali estão, precisam estar devidamente armados e preparados para enfrentar essas situações”, ressaltou Campelo.

De acordo com o vereador, o debate buscar obter subsídio que permitam chegar até o prefeito de Manaus e o governo do Estado essa questão, para que haja sensibilidade para o fortalecimento da segurança do cidadão,

O vereador Chico Preto citou que as guardas municipais, pelo Brasil a fora, estão se modernizando, passando por treinamentos e qualificação, com reestruturação de suas leis e sendo armadas para ajudar as policias civil e militar a enfrentar a violência. “O mesmo deve e será buscado aqui em Manaus. A prefeitura deve entrar nessa luta. A insegurança está batendo na porta de todo mundo”, disse Chico Preto.

Para a vereadora Joana Darc, no caso da cidade de Manaus, o fato de armar a guarda municipal virá ajudar no combate à criminalidade, contribuindo como força auxiliar na segurança pública manauara, e é uma situação que a partir de agora deve ser discutida com profundidade para que todos os problemas da instituição sejam solucionados.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Amazonas, Domingos Torres, relatou que em 2006 foi criado todo um aparato para a guarda municipal, em nível de secretaria de município em Manaus, inclusive, com curso de aperfeiçoamento dos guardas a época.

“Hoje a guarda está subordinada a uma subsecretaria. Não temos nem viaturas para trabalhar, não temos equipamentos e muito menos armas. A violência aumenta a cada dia na capital e o guarda municipal não consegue defender a própria vida sem armamento adequado. Agora, com a aprovação do Sistema Único de Segurança Pública não tem mais desculpa para dizer que faltam recursos para investir na guarda municipal”, disse.

O coordenador da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Fábio Pacheco da Silva, assegurou que o governo do Estado vai, juntamente com a Guarda Municipal, estudar a solução do problema no que se refere à capacitação dos policiais metropolitanos.

Em apoio ao movimento pelo armamento dos guardas municipais de Manaus, também vieram à capital, representações das policias municipais de Presidente Figueiredo, Autazes, Eirunepé, Rio Preto da Eva, Coari. Todos relataram suas respectivas realidades e experiência que passam pelo apoio do poder público e relacionamento com a comunidade. Também a União dos Vereadores do Estado do Amazonas (Uveam), através do advogado Alberto Coelho se fez presente, apoiando a causa.

Veja também

Homem tem casa invadida e é assassinado a tiros no Santo Agostinho Foto: Divulgação Na noite desta segunda-feira (23), um homem identificado como Leonardo Uchôa Oliveira, de 19 anos, foi morto com pelo menos 11 tiros, na casa onde residia, na rua Projetada 4,  bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus. Segundo informações prelimin...
Confira a programação diferenciada na Semana Internacional da Dança da SEC Foto: Divulgação Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), diversos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estarão com programações especiais em alusão a data. Os teatros da Instalação e Gebes Medeiros, o Centro Estadual de Convivên...
Corpo em decomposição é encontrado em lixeira pública de Maués O corpo de um homem, em alto estágio de decomposição, foi encontrado em uma lixeira pública na tarde desta segunda-feira (23), a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade de Maués (distante 297 quilômetros de Manaus). Conforme o delegado de Polícia Civil do município...
Jovem diagnosticado com meningite está na UTI e continua em estado grave Foto: Arquivo O adolescente de 17 anos, diagnosticado com meningite meningocócica permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto em Manaus. De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), apesar ...
Novo Aripuanã e Manicoré estão em situação de ‘Emergência’, diz Defesa Civil-AM Manicoré. Foto: Divulgação   Após uma semana de orientação e avaliação técnica dos agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros de Manaus, em linha reta, na Calha do Madeira, o executivo municipal decretou “Situa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook