Sábado, 21 de abril de 2018

Prazo para tirar título de eleitor e transferir domicílio termina em 9 de maio

Até o dia 9 de maio eleitor pode alterar dados cadastrais ou transferir domicílio eleitoral. Foto: Divulgação

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro.

A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Prazos

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro.

Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

Nome social

Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino.

Hoje (10), a 180 dias das eleições, é o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações.

Também amanhã é a data a partir da qual, até a posse dos eleitos, os servidores públicos não poderão receber reajuste salarial.

Veja também

Partidos devem entregar lista de filiados até sexta-feira A relação atualizada dos filiados deve ser encaminhada pelos partidos políticos até o dia 13 deste mês. Os 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até o próximo dia 13 de abril para enviar a relação atualizada de seus filiados em todo o...
Veja quem são os 14 pré-candidatos a Presidente da República Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Álvaro Dias, Geraldo Alckmin e Marina Silva já oficializaram a pré-candidatura a Presidente da República. A exatos seis meses da eleição presidencial deste ano, pelo menos 14 nomes já se colocaram publicamente como pré-candidatos na disput...
Presidente da Associação Amazonense de Municípios deixa o cargo para concorrer às eleições  João Campelo vai concorrer a uma vaga de deputado estadual. Foto: Divulgação Na tarde desta sexta-feira (6), João Campelo deixou a presidência da  Associação Amazonense de Municípios (AAM), função que ocupava desde o ano de 2016. O político deixa o cargo para disputar as e...
Defensor Carlos Almeida se filia ao PRTB para disputar eleições em outubro Defensor público disse que tomou decisão de concorrer no pleito por conta dos anseios da população observados durante seu trabalho nos últimos dois anos. Foto: Arquivo Novo membro do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e assumindo a presidência do diretór...
Bisneto se despede da Casa Civil com entrega do projeto de reforma administrativa O deputado federal Arthur Bisneto apresentou balanço no dia que se desincompatibilizou do cargo do comando da Casa Civil. Vice-prefeito Marcos Rotta também deixou a Seminf. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom Um dia antes do encerramento do prazo legal para a desincompatibiliza...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook