Sábado, 21 de abril de 2018

Janela partidária: o que mudou na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Nove deputados estaduais e dois federais aproveitaram a chamada janela partidária, que terminou na sexta-feira passada (6), para trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. As mudanças alteraram a composição partidária nas duas Casas Legislativas.

Os partidos devem enviar a relação dos seus filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira, dia 13 de abril.

Veja como ficou:

Assembleia Legislativa do Amazonas

Os deputados David Almeida, Belarmino Lins, Platiny Soares, Orlando Cidade, Dr. Gomes, Sidney Leite, Wanderley Dallas, Vicente Lopes e Dermilson Chagas trocaram de legenda. Com isso, partidos perderam representação e outros ganharam.

PSB – foi o que mais cresceu, saindo de um representante (Serafim Corrêa) para três, com a filiação de David Almeida e Platiny Soares.

PP – Não tinha nenhum e agora tem dois deputados: Belarmino Lins e Dermilson Chagas

PRP– Ganhou o deputado Dr. Gomes.

O Pros foi o partido que mais perdeu, com a saída de seus dois representantes: Belarmino Lins e Sidney Leite. Não tem mais nenhum deputado.

O PSD perdeu os deputados David Almeida e Dr. Gomes, mas ganhou o deputado Sidney Leite. Continua com a maior bancada da Casa, com os deputados Josué Neto, Mário Bastos e Ricardo Nicolau.

PSL – Com a saída de Platiny Soares deixou de ter representação na Aleam.

PDT – Partido do governador Amazonino Mendes, ganhou os deputados Wanderley Dallas e Vicente Lopes. Já tinha o deputado Adjuto Afonso.

Podemos – Perdeu o deputado Orlando Cidade, mas mantém representação na Assembleia com os deputados Abdala Fraxe e Francisco Souza.

PV – Não tinha representante na Aleam e agora tem o deputado Orlando Cidade

MDB – Perdeu o deputado Wanderley Dallas e Vicente Lopes.  Ficou a deputada Alessandra Campelo.

Não perderam e nem ganharam deputados:  DEM (Augusto Ferraz); PR (Cabo Maciel e Sabá Reis); PRB (Carlos Alberto); PT (José Ricardo e Sinésio Campos) e Rede (Luiz Castro).

 

Câmara dos Deputados

Na Câmara dos Deputados, a deputada Conceição Sampaio trocou o PP pelo PSDB, que passa a ter dois representantes na casa: o outro é o deputado Arthur Bisneto, que deixou a Secretaria da Casa Civil Municipal e volta a ocupar a vaga.

O deputado Átila Lins trocou o PSD pelo PP, o que evitou ao partido perder a representação amazonense na Câmara dos Deputados.

 

Senado Federal

Nenhum dos senadores do Amazonas -Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) – trocou de partido.

 

Câmara Municipal de Manaus

A janela partidária não se estendia aos vereadores, eleitos em 2016, mas mesmo assim cinco deles resolveram trocar de partido. Eles afirmam que não temem perder o cargo.

Trocaram de partido os vereadores: Bessa, que saiu do PHS e entrou no Solidariedade; Roberto Sabino, trocou o Pros pelo PHS; Marcel Alexandre, deixou o MDB e foi para o PHS; Therezinha Ruiz, trocou o DEM pelo PSDB; e Felipe Souza saiu do Podemos e foi para o PHS.

O PHS, partido que mais ganhou vereadores, está sob o comando no Amazonas do deputado Wilker Barreto, presidente da Câmara Municipal de Manaus, e faz parte da base política do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Veja também

Procon divulga a pesquisa semanal dos preços de combustíveis em Manaus O Procon Amazonas divulgou nesta sexta-feira (20/04) a pesquisa semanal de preços de combustíveis dos postos de Manaus, na qual constam os valores da gasolina comum, da gasolina aditivada, do etanol hidratado, óleo diesel comum (não aditivado) e óleo diesel S10 (aditivado)...
Sangrenta disputa pelo tráfico no Mutirão, reduto de Tio Patinhas. Veja o balanço de mortes e prisõe... Mutirão, reduto de Tio Patinhas. Os oito presos na tentativa de tomar boca que ele comanda, no Mutirão, nesta quinta (19/04). Foto: Divulgação/ Polícia Civil. Tio Patinhas, um dos principais braços de Gelson Carnaúba, o Mano G, virou alvo. Clemilson dos Santos Farias, 38...
Internautas reagem com dureza e ironia à depressão de Melo e emagrecimento de Edilene A matéria exclusiva do Portal do Marcos Santos revelando o quadro depressivo do ex-governador José Melo e o emagrecimento expressivo de sua esposa, Edilene Gomes, que é diabética e hipertensa, ganhou repercussão nas redes sociais. Os dois também enfrentam dificuldades pa...
Campanha contra Influenza inicia nesta segunda, no interior do Estado Foto: Divulgação A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), informa que a Campanha Nacional contra Influenza começa segunda-feira (23) para os municípios do interior do Estado e segue até o dia 1º de junho. A meta d...
Homem leva dois tiros em suposto acerto de contas na zona Oeste Foto: Arquivo Um homem, ainda não identificado, foi baleado com dois tiros nesta sexta-feira (20), no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, durante um suposto acerto de contas com traficantes da área. A informação foi confirmada por policiais da 8ª Companhia Interati...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook