Exposição fotográfica aborda o autismo em Manaus

Foto: Divulgação

Ao ouvir a palavra autismo, não é raro que alguns estereótipos venham à mente das pessoas: isolamento, quietude, incomunicabilidade. Pensando em desconstruir essa imagem, o fotógrafo Douglas Lima, do Studio ADPHOTO, promove no próximo dia 20 a exposição “Autismo & Sorrisos”, que reúne registros de crianças autistas em momentos de descontração e lazer. O evento ocorre a partir das 10h, na sede da OAB Amazonas, na Avenida Umberto Calderaro Filho, Adrianópolis, com entrada leibrada.

O fotógrafo iniciou o projeto em fevereiro e selecionou através das redes sociais 10 famílias para participarem dos ensaios. “Captamos os sorrisos e olhares reais dessas crianças com o intuito de chamar a atenção da sociedade quanto ao preconceito existente em diversos aspectos. O termo autismo não pode ser utilizado como sinônimo de silêncio e solidão”, explica Lima.

Abril é o mês em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, marcando a luta pela inclusão e o fim do preconceito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no mundo tenham algum tipo de autismo e, no Brasil, o número de casos passa de dois milhões.

A mostra “Autismo & Sorrisos” terá aproximadamente 30 fotos e ficará aberta ao público durante todo o dia. O horário de abertura será reservado para a imprensa, participantes do projeto e seus familiares.

“Eles receberão o DVD com o ensaio completo da criança. Para muitos, foi uma oportunidade única de fazer uma sessão de fotos com os filhos. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho e a expectativa é que o público também possa abraçar essa causa”, conclui o fotógrafo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *