Fapeam divulga resultado do Programa Pesquisa para o SUS

Ao todo, 17 propostas foram aprovadas no Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), edital N°001/2017. O resultado foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Esta edição do programa conta com um investimento de quase R$ 3 milhões para financiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado do Amazonas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).  Os projetos terão duração de 24 meses.

O programa é uma ação do Governo do Amazonas por meio da Fapeam, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Amazonas (Susam).

Pesquisa

Inovar em tecnologias para prevenção do câncer de colo de útero é um dos projetos aprovados nesta edição do PPSUS. O trabalho será desenvolvido pela doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Kátia Torres Luz. O projeto será realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Outra pesquisa aprovada no programa é do doutor em Hematologia, Nelson Abrahim Fraiji.  O projeto trata-se de uma estratégia de telessaúde para a melhoria da assistência onco hematológica em áreas remotas do Estado do Amazonas.  O estudo será desenvolvido na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *