Maior soltura de peixes-boi do País é realizada no rio Purus

Soltura de peixes-boi no rio Purus.

Dez peixes-boi foram soltos neste fim de semana. Foto: Vanessa Gama/Sema

Neste sábado (31) e domingo (1º de abril), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, no munícipio de Beruri (distante 265 quilômetros de Manaus), foi realizada a maior soltura de peixes-boi da historia do País dentro de uma Unidade de Conservação (UC). A iniciativa foi do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e a Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa).

De acordo com a diretora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidade de Conservação (Demuc), Antônia Barroso, o Brasil é um dos quatro países que desenvolvem pesquisas de preservação do mamífero e, no Amazonas, o Programa de Reintrodução de Peixe-boi da Amazônia, mantido pelo Inpa em parceria com o Governo do Estado, projeto Museu na Floresta, Universidade de Kyoto (Japão) e a Ampa, apresenta resultados positivos.

O projeto de proteção ao peixe-boi no Amazonas teve início em 1974 com a primeira captura. O Programa de Reintrodução no rio Purus acontece desde 2016. Os dez mamíferos soltos tem a partir de 4 anos de idade e foram resgatados de pescadores daquela região dos rios Purus e Amazonas, mantidos em cativeiros no Inpa, em Manaus, e depois levados para um semi-cativeiro no município de Manacapuru (distante 89 quilômetros da capital) antes de serem devolvidos à natureza.

 

Conscientização

O gestor da RDS Piaguaçu-Purus, Cristiano Neves, disse que o Governo do Estado garante o apoio logístico, técnico ao programa e, também, realiza palestras e oficinas de conscientização junto às 64 comunidades rurais que abrangem a UC. “É uma parceria que vai continuar, porque a orientação do secretário da Sema, Marcelo Dutra é reforçar o trabalho de responsabilidade social e preservação ambiental nos municípios”, afirmou Neves.

 

Importância

A coordenadora do programa e pesquisadora do Inpa, Vera Silva, líder do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), participou do evento e contou que o trabalho com os peixes-boi é de grande importância, porque o peixe-boi é um mamífero aquático que só existe nos rios da Amazônia. “É um trabalho gratificante e ano que vem daremos continuidade liberando mais animais aptos a seu habitat natural”, informou.

O pesquisador do Inpa, Diogo Souza, contou que o apoio das comunidades é o principal ponto para o resultado da pesquisa. “O sucesso se deu devido os moradores serem comprometidos com o manejo de pescado, como o pirarucu e dessa forma desenvolvem um trabalho organizado de proteção e preservação da área. Automaticamente acabam protegendo o peixe-boi, que encontra ali um habitat propicio para sobreviver”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *