Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas terminam nesta segunda

As inscrições para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) se encerram nesta segunda-feira (2/4) e podem ser feitas exclusivamente no site www.obmep.org.br

Realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é direcionada aos estudantes matriculados no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual, municipal, federal e privada de ensino.

A Obmep tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; dentre outros.

No Amazonas, em 2017, os estudantes da rede pública estadual conquistaram 92 medalhas na competição, sendo cinco (5) de ouro, oito (8) de prata e 79 de bronze, além de 378 menções honrosas.

Etapas – A Obmep será realizada em duas etapas. A primeira consistirá na aplicação de uma prova objetiva (de múltipla escolha), a todos os inscritos. A prova será composta por 20 questões e acontecerá nas próprias escolas dos estudantes inscritos. A etapa está prevista para o dia 5 de junho.

Já a segunda fase está prevista para o dia 15 de setembro, com provas discursivas aos alunos selecionados. A prova terá seis questões e será realizada em locais designados na página da Obmep.

Premiação – Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos na competição.

Serão concedidas aos alunos 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 medalhas de bronze, e até 5.700 certificados de menção honrosa.

A divulgação do resultado da olimpíada será divulgado no dia 21 de novembro, na página da Obmep e no site da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc): www.educacao.am.gov.br

Cronograma:

Data Atividade
2 de abril Encerramento das inscrições
5 de junho Provas da 1ª fase
15 de setembro Provas da 2ª fase
21 de novembro Resultado
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *