Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Feira do Paço movimenta o centro histórico neste fim de semana. Veja a programação completa

Feira do Paço neste fim de semana

Feira do Paço agora terá dois dias de programação. Foto: Divulgação

Nos próximos dias 7 e 8 de abril acontece a primeira edição da Feira do Paço 2018. Será o início da terceira temporada da maior feira de rua gratuita de Manaus. Uma das novidades desse ano é que agora o evento passa a ter dois dias de funcionamento – aos sábados e domingos – das 16h às 22h.

Para a realização da Feira do Paço, promovida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Amazônia, são ocupadas as ruas Gabriel Salgado, Bernardo Ramos e parte da Avenida Sete de Setembro, centro. Na área onde estão reunidos monumentos históricos da cidade, como as ruínas do antigo Hotel Cassina, construído em 1899.

Para estimular a circulação das pessoas entre os mais de 10 segmentos da Economia Criativa presentes na feira, a produção do evento organiza os setores de forma que o público possa visitar e conhecer patrimônios históricos como o Paço Municipal, que sediou o Governo Provincial e Republicano.

“A Feira do Paço é um projeto que nasceu há 3 anos com a proposta de reaproximar a sociedade do centro antigo, onde está concentrada a história da cidade. Desde a primeira edição em agosto de 2016, por meio da economia criativa milhares de pessoas têm se apropriado dessa área para passear, conhecer, apreciar as novidades produzidas no Estado e gerar vida para essa parte do centro, contribuindo, inclusive, para a melhoria de renda dos moradores do entorno”, explica o gestor de Cultura e Economia Criativa do I.A. e produtor cultural Beto Contartesi.

Em duas temporadas, a Feira do Paço já contribuiu com o trabalho de mais de duzentos microempreendedores, empresários e artesãos que puderam expor produtos e serviços na maior vitrine de rua da cidade. Desses, 60 iniciativas participam semanalmente do Programa de Desenvolvimento Manaus Economia Criativa (Pdmec), que identifica, organiza e fomenta esta nova economia que vem ganhando força e representatividade global, responsável por mais de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, segundo dados do Ministério da Cultura.

O evento é um dos ramos de atuação para promover a revitalização do Marco Zero de Manaus, proposto pelo Instituto Amazônia. “Dos 16 anos de existência, mais de seis anos têm sido dedicados à comunidade São Vicente, onde atuamos com projetos sociais, cursos, oficinas e acompanhamento socioeconômico junto às famílias de baixa renda. Como essa área foi vista por muito tempo com maus olhos, a feira é um mecanismo que traz movimento e gera pertencimento e mais cuidado para com o local onde se vive”, destaca o presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro.

 

A Feira

Com mais de 150 participantes envolvidos, a feira dispõe de área de produção criativa, área de alimentação, setor de moda, setor geek, área infantil, artes urbanas e outros espaços gratuitos para visitação. O evento conta, ainda, com uma programação multicultural diversificada, com mostra de trabalhos artísticos das áreas da música, dança e teatro. O destaque dessa primeira edição é o espetáculo “O Dia da Caça”, que será apresentado pela companhia paulista Las Cabaças.

 

Universo Geek

Fruto da Feira do Paço, a Keep – Geek & Tecnologia organiza e oferece atividades durante todo o evento. Nesta edição a programação será voltada para o novo filme da Marvel ‘Os Vingadores – Guerra Infinita’. Haverá exposição de trabalhos de quatro iniciativas de design criativo, além de oficinas gratuitas.

 

Confira a programação

Programação Área Geek

SÁBADO – 07/ABR
INÍCIO INICIATIVA ATIVIDADE FIM
16h00 House 137, MAG, Quest Estúdio e GRACOM Exposição Marvel: Os Vingadores – Guerra Infinita 21h00
16h30 MAG Atividade: É hora do Sketch 17h30
17h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Homem de Ferro 18h00
17h00 MAG Atividade: Sessão Fotográfica Os Vingadores 20h00
17h30 MAG Palestra: O que é o MAG 18h30
17h30 House 137 Atividade: Live Ink – Desenho ao vivo 18h30
18h00 Questo Estúdio Oficina: Desenho Anatômico 19h30
18h00 MAG Atividade: Senta que lá vem história 19h00
19h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Groot 20h00
19h00 House 137 Palestra: Processo Criativo Midnight Witch 20h00

DOMINGO – 08/ABR
INÍCIO INICIATIVA ATIVIDADE FIM
16h00 House 137, MAG, Quest Estúdio e GRACOM Exposição Marvel: Os Vingadores – Guerra Infinita 21h00
16h00 MAG Atividade: Sessão Fotográfica Os Vingadores 20H00
17h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Rocket Racoon 18h00
17h00 House 137 Atividade: Live Ink – Desenho ao vivo 18h00
18h00 Questo Estúdio Oficinas: Caligrafia com Bambu 19h30
18h00 Coletivo Debate: Guerra Infinita 19h00
19h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Thanos 20h00
19h30 Questo Estúdio Oficina: Lápis de Cor 21h00

Veja também

Reajuste salarial dos servidores da saúde pode ser barrado pela legislação eleitoral Deputado David Almeida espera resposta do TRE sobre o reajuste salarial dos servidores da saúde nesta quinta-feira. Foto: Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), retirou da pauta de votação da sessão desta quar...
Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la Amazonino se elegeu com um mote genial: "Vou arrumar a casa". Convenceu o eleitor, que estava em busca do "novo", que ele era o ideal no momento crítico da...
Paratleta amazonense conquista dois ouros em Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes Foto: Divulgação O paratleta de Jiu-Jitsu, Flávio Leonardo conquistou no último fim de semana (20 e 21/04) duas medalhas de ouro no World Pro Abu Dhabi 2018 de PARAJIUJITSU, no Emirados Árabes, uma pela categoria A e G (amputado) e outro pelo Absoluto. O paratleta, que ...
Homens armados que praticavam arrastões no Parque 10 são presos Foto: Divulgação Dois homens, acusados por moradores de realizarem arrastões no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quarta-feira (25). Policiais realiza...
Jovens são investigados por furto a loja maçônica para ‘ritual satânico’. Veja fotos Foto: Divulgação Dois adolescentes de 17 anos estão sendo investigados por envolvimento em furto ocorrido no dia 24 de março deste ano, em uma loja maçônica situada na rua Sete de Setembro, bairro Centro, no município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros em li...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook