Ordem para executar homem enterrado no buritizal partiu de dentro do presídio

Trio foi preso após investigação e outros três tiveram participação na execução de Ronniery, desaparecido desde janeiro. Ele foi decapitado e enterrado. Fotos: Divulgação

Com ordem de dentro do presídio para executar o dependente químico e suspeito de tráfico Ronniery Nascimento Rodrigues, 30, a polícia chegou a uma organização criminosa que comanda o tráfico de drogas no Bairro da União, zona Centro-Sul, resultando na prisão de três pessoas envolvidas no crime nesta terça-feira (28).

Em cumprimento a mandado de prisão temporária foram detidos Fernando dos Santos da Silva, Gean Gomes das Chagas e Thiago Nazaré da Silva, o “Thiago Chili”, envolvidos no homicídio de Ronny, que estava desaparecido desde 25 de janeiro deste ano.

A ordem para execução partiu do traficante Adriano Rolim da Silva, o “Dri”. Ele responde a seis processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sendo três por homicídio e um por tráfico de drogas, e tem ligação com a facção criminosa chamada de 300 Espartanos, que atua na comunidade.

Linhas de investigação

O homem pode ter sido morto por vingança ou disputa por ponto de drogas. Seu corpo foi encontrado decapitado e enterrado ontem, em uma área de mata, conhecida como “Buritizal”, na comunidade União, bairro Parque Dez.

As buscas foram realizadas pelos policiais do DRCO, Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), policiais militares da Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

As prisões

As prisões ocorreram nos bairros Petrópolis, na zona Sul da capital, e no Parque Dez, onde o crime aconteceu. Atualmente há três linhas de investigação sobre o crime, todas ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com a delegada Catarina Torres, titular da Deops, as investigações apontaram que o homem assassinado tinha envolvimento com o tráfico de drogas na comunidade União, no mesmo bairro onde ocorreu o crime.

“Foi a quinta incursão na área, bastante intensa, e onde já foram encontrados três corpos e há informações de mais um cadáver enterrado na área. Descobrimos, ao longo das diligências, intensa participação de traficantes no “Buritizal”, uma organização criminosa liderada pelo “Dri”, mesmo de dentro da cadeia”, disse o diretor do DRCO, delegado Guilherme Torres.

A facadas

Segundo Torres, a execução de Ronniery, que foi decapitado e esfaqueado diversas vezes, foi determinada durante uma videoconferência feita pelo WhatsApp entre “Dri” e os demais membros. “Descobrimos que os traficantes da área fazem reuniões com os próprios moradores apresentando quem atua na comunidade, o que é um abuso”, falou o delegado.

Dos seis identificados na organização, três foram presos, Adriano Rolim cumpre pena por tráfico de drogas e outros dois seguem foragidos.

Os envolvidos serão indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe, emboscada, traição, ocultação de cadáver, e participação em organização criminosa.

Para o delegado adjunto do DRCO, Demetrius Queiroz, uma motivação para o crime pode ter sido a participação de Ronniery no tráfico na região sem a permissão dos chefes ou por ele ter tentado armar a prisão de um rival. “Na disputa pela liderança do tráfico mais homicídios ocorrem. Ali só faz tráfico quem é autorizado pelo “Dri”. Organizações criminosas atuam no bairro, como os 300 Espartanos”, afirmou Demetrius.

O crime

Segundo Torres, a vítima foi convidada para uma reunião e foi surpreendida pelo grupo, que torturou e matou o homem a facadas. A polícia confirma que ele também foi decapitado antes de ser enterrado. A polícia procura os foragidos Júnior Peruano e Coreano.

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Video-2018-03-28-at-08.13.37.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *