Recuperação de erosão em área de risco e serviços básicos são realizados no Mauazinho

Com os serviços de terraplanagem, drenagem profunda e superficial, além do asfaltamento completo da malha viária, os trabalhos devem perdurar pelos próximos 21 dias. Foto: Divulgação

Com pronta-ação emergencial de equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a rua 13, no conjunto Jardim Mauá, Mauazinho, zona Leste, está sendo recuperada de uma grande erosão causada pelas constantes chuvas no local. Com os serviços de terraplanagem, drenagem profunda e superficial, além do asfaltamento completo da malha viária, os trabalhos devem perdurar pelos próximos 21 dias.

Devido à via estar localizada em nível baixo de nivelamento dentro do bairro, o escoamento das águas fluviais causou um barranco de terra de aproximadamente 80 metros de altura, fazendo com que, aos poucos, o terreno da rua cedesse colocando a infraestrutura de diversas residências em situação de risco.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou os serviços realizados no local para a contenção da erosão. “Estamos trabalhando, primeiramente, com a restauração de toda a rede de drenagem e, após o reforço das tubulações, o serviço de recomposição da via será iniciado. Com as fortes chuvas da semana passada, a área erodiu novamente e perdemos grande parte do trabalho que já havia iniciado, mas graças ao nosso planejamento técnico e compromisso com a população contornamos esse contratempo da natureza. A Seminf trabalha com celeridade”, disse.

Rotta tem intensificado a visita nas comunidades mais carentes da capital, levando os serviços de infraestrutura executados pela prefeitura. “O empenho da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto é para estarmos presentes em todas as zonas da cidade. Assumi a responsabilidade de gerir a secretaria de obras, o que tem me dado a oportunidade de estar dia a dia nas comunidades e me empenho, ao máximo, para atender ao anseio da população. Existem limitações, mas, aos poucos, o prefeito Arthur e eu, junto com nossas equipes, vamos vencendo uma a uma”, concluiu Rotta.

O mestre de obras Antônio Diozete é de origem gaúcha e se mudou para a rua 13 há oito anos, trabalhando na construção de diversas casas do conjunto. Para ele, a recuperação da rua é a salvação de todo o seu trabalho e a segurança de moradia que a população merece. “Eu e meus amigos tentamos tapar a terra com o pouco material que tínhamos, mas não foi o suficiente, porque sempre a terra cedia. A natureza muitas vezes nos venceu. Agora a prefeitura veio com a intervenção de que precisávamos e estou vendo que o serviço é de verdade, para resolver todas as questões da nossa rua”, celebrou o mestre de obras.

Com 40 servidores do Distrito Central de Obras, além do uso de duas escavadeiras hidráulicas, três retroescavadeiras, um rolo compactador do tipo pé de carneiro e caçambas, já foram utilizados mais de mil metros cúbicos de barro para o reaterramento do talude do barranco. Nesta etapa dos serviços, a equipe distrital está dispondo de barro de primeira qualidade para o aplainamento do barranco para, em seguida, fazer a recuperação da vegetação do local e a terraplanagem, para a preparação dos serviços de drenagem superficial, como o assentamento de meio-fio, calçada e sarjeta.

Ao todo, estima-se que para o total recapeamento da rua utilize-se em torno de 45 toneladas de massa asfáltica, juntamente com a entrega dos 70 metros de tubulação nova para o escoamento devido das águas no local.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *