Programa Espaço Aberto divulga propostas aprovadas para o 2º lote de ocupação

Vinte e seis novas propostas foram aprovadas para compor, nos meses de abril e maio, a agenda do programa. Foto: El Junior Moraes/Divulgação

Artistas e produtores que submeteram projetos para o segundo lote de ocupação do Programa Espaço Aberto 2018 já podem conferir o resultado no Portal da Cultura (menu Editais). Vinte e seis novas propostas foram aprovadas para compor, nos meses de abril e maio, a agenda do programa, junto aos artistas que já fazem parte do circuito, levando para os teatros, galerias, museus, centros culturais e praças, gerenciados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), atrações musicais, teatrais, humorísticas, exposições, eventos, oficinas, palestras, debates, mostras artísticas e seminários.

O diretor dos centros culturais da SEC, Taciano Soares, reforça que o edital para o programa está com inscrições abertas o ano inteiro, com cinco lotes de ocupação, de modo que número de propostas de inscrições está igualmente dividido.

“Em média, 40 projetos são inscritos a cada bimestre e isso revela que o planejamento das ações artísticas também tem sido considerado pelos produtores culturais do estado”, observa. “Diferente de um edital de inscrição única, em que as demandas se aglomeravam numa única oportunidade, agora temos um fatiamento das inscrições ao longo do ano”.

Espaço Aberto

Desde 27 de outubro de 2017, o Programa Espaço Aberto já beneficiou mais de 1,5 mil artistas e tem como intuito receber projetos artísticos visando a utilização dos espaços culturais da SEC.

Ao longo destes meses, mais de 7 mil amazonenses e visitantes de outros estados e países prestigiaram atividades culturais como exposições, apresentações de teatro, circo, música, intercâmbios artísticos, debates, oficinas e lançamentos de produtos audiovisuais.

“O Programa Espaço Aberto é uma oportunidade de trabalho para grupos, produtores e artistas independentes de desenvolverem suas atividades e, principalmente, apresentá-las regularmente ao público amazonense”, destaca o diretor.

De acordo com Taciano, outro salto desse programa é a possibilidade de o artista cobrar ingressos para suas apresentações, tendo a bilheteria revertida para seu projeto.

 “Esta realidade é um parâmetro que, tomado como comparação com grandes centros históricos, revela uma particularidade do cenário cultural amazonense: espaços disponíveis para todos contra uma realidade de teatros e centros culturais fechando em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo”, analisa o diretor.

 

Projeto Contemplado 

Por meio do Programa Espaço Aberto, o grupo Cúmplices da Arte Autoral, lançou em janeiro, no Teatro Amazonas, o EP ‘Mostarda’, em um show envolvendo as artes visuais, música, poesia e dança, e do qual participaram os artistas Lucas Passos, Robert Ruan, Otoni Mesquita, Samantha Karlia, Marcela Bártholo, Priscila Pinto, Viktor Judah, banda Santrio e a Orquestra Puxirum.

O guitarrista e compositor, Lucas Passos, revela que este foi um evento desafiador. “Realizar esse projeto foi importante por percebermos a capacidade que temos em produzir arte e eventos com qualidade em Manaus”.

 

Como participar

Os interessados em submeter seus projetos para ocupação nos meses de junho e julho devem enviar suas propostas até o dia 5 de maio pelos Correios, pelo e-mail [email protected]  ou entregar na sede da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), localizada na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro – anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para ocupação nos meses de agosto e setembro, o prazo de entrega será até 5 de julho, e para os meses de outubro, novembro e dezembro, o prazo será até o dia 5 de setembro.

Os Espaços disponíveis para ocupação são: Teatro Amazonas, Teatro Américo Alvarez, Teatro Jorge Bonates, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação,  Cine Teatro Aldemar Bonates (Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou), Cine Teatro Guarany, Cine Teatro Padre Pedro Vignola, Cine Teatro Comandante Ventura (Centro de Convivência do Idoso), Palacete Provincial, Centro Cultural Casa das Artes, Centro Cultural Povos da Amazônia, Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Largo de São Sebastião, Centro de Artes Visuais (Galeria do Largo), Centro Cultural Usina Chaminé; os parques Senador Jefferson Péres e Rio Negro; e as praças Antônio Bittencourt, Heliodoro Balbi, Roosevelt e Gonçalves Dias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *