Quarta-feira, 25 de abril de 2018

4 casos de sarampo confirmados em Manaus

A Sala de Situação de Vigilância em Saúde, instituída pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou na tarde desta sexta-feira, 23/3, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) confirmou quatro casos de sarampo em Manaus. Eles integram a primeira leva de amostras enviadas àquela instituição no início do mês de março.

Dos casos confirmados, três são do sexo feminino e um do sexo masculino. A faixa etária varia de quatro meses a 22 anos, sendo que dois casos são menores de um ano, não tendo, portanto, recebido a vacina tríplice viral porque o Ministério da Saúde indica a aplicação desse imunobiológico a partir dos 12 meses, conforme calendário básico de vacinação.

Todos os doentes são residentes na área de abrangência do Distrito de Saúde Norte (DISA Norte) e estão em casa por já estarem fora do período de transmissibilidade do vírus.

O prefeito Arthur Virgílio Neto gravou um vídeo no qual tranquiliza a população, destacando as ações imediatas da Prefeitura de Manaus para conter o avanço da doença na cidade, além de orientar para a necessidade de prevenção. “Aqueles que estão dentro da faixa etária de 1 a 49 anos, procurem as Unidades Básicas de Saúde para que seu cartão vacinal seja avaliado e vacinado, se necessário. Com a ajuda de todos, venceremos mais essa batalha e nossa população ficará protegida dessa doença”, assegurou Arthur.

O vídeo está disponível no Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2229943010376303&id=193453687358589

Desde a confirmação do primeiro caso em Boa Vista, no dia 13 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Manaus começou a intensificar as ações de prevenção, disponibilizando a vacina nas 183 salas na rede pública de saúde. Com a notificação dos primeiros casos suspeitos da doença em Manaus, foram iniciadas as ações imediatas de bloqueio e a “varredura” nas áreas onde os pacientes residem.  

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura anunciou a liberação de crédito adicional de R$ 7 milhões, recurso de superávit da Vigilância Epidemiológica do Sistema Único de Saúde (SUS), para contratar 100 técnicos de enfermagem aprovados em Processo Seletivo em 2017 e garantir a estrutura logística necessária para ampliar a força de trabalho empregada no controle do surgimento de casos de sarampo em Manaus.

Também foi instalada a Sala de Situação de Vigilância em Saúde, composta por representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde (Semsa e Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT). 

A medida considerou o cenário de risco local, porque Manaus encontra-se em uma situação particular de susceptibilidade de reintrodução do vírus, com cobertura vacinal de 76,11% para crianças de um ano, o que reforça a necessidade de antecipação das ações nas esferas de governo a eventuais epidemias de Sarampo.

Até sexta-feira (23) já haviam sido notificados 32 casos suspeitos de doença exantemática. Um foi descartado, quatro confirmados e os outros 27 continuam em investigação, aguardando os resultados das análises pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A “Sala” também vai orientar cada secretaria e órgãos integrantes da estrutura sobre a elaboração de Plano de Ação, com metas e prazos, monitorando o desenvolvimento das ações de controle e enfrentamento do sarampo em Manaus.

Veja também

Reajuste salarial dos servidores da saúde pode ser barrado pela legislação eleitoral Deputado David Almeida espera resposta do TRE sobre o reajuste salarial dos servidores da saúde nesta quinta-feira. Foto: Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), retirou da pauta de votação da sessão desta quar...
Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la Amazonino se elegeu com um mote genial: "Vou arrumar a casa". Convenceu o eleitor, que estava em busca do "novo", que ele era o ideal no momento crítico da...
Paratleta amazonense conquista dois ouros em Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes Foto: Divulgação O paratleta de Jiu-Jitsu, Flávio Leonardo conquistou no último fim de semana (20 e 21/04) duas medalhas de ouro no World Pro Abu Dhabi 2018 de PARAJIUJITSU, no Emirados Árabes, uma pela categoria A e G (amputado) e outro pelo Absoluto. O paratleta, que ...
Homens armados que praticavam arrastões no Parque 10 são presos Foto: Divulgação Dois homens, acusados por moradores de realizarem arrastões no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quarta-feira (25). Policiais realiza...
Jovens são investigados por furto a loja maçônica para ‘ritual satânico’. Veja fotos Foto: Divulgação Dois adolescentes de 17 anos estão sendo investigados por envolvimento em furto ocorrido no dia 24 de março deste ano, em uma loja maçônica situada na rua Sete de Setembro, bairro Centro, no município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros em li...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook