4 casos de sarampo confirmados em Manaus

A Sala de Situação de Vigilância em Saúde, instituída pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou na tarde desta sexta-feira, 23/3, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) confirmou quatro casos de sarampo em Manaus. Eles integram a primeira leva de amostras enviadas àquela instituição no início do mês de março.

Dos casos confirmados, três são do sexo feminino e um do sexo masculino. A faixa etária varia de quatro meses a 22 anos, sendo que dois casos são menores de um ano, não tendo, portanto, recebido a vacina tríplice viral porque o Ministério da Saúde indica a aplicação desse imunobiológico a partir dos 12 meses, conforme calendário básico de vacinação.

Todos os doentes são residentes na área de abrangência do Distrito de Saúde Norte (DISA Norte) e estão em casa por já estarem fora do período de transmissibilidade do vírus.

O prefeito Arthur Virgílio Neto gravou um vídeo no qual tranquiliza a população, destacando as ações imediatas da Prefeitura de Manaus para conter o avanço da doença na cidade, além de orientar para a necessidade de prevenção. “Aqueles que estão dentro da faixa etária de 1 a 49 anos, procurem as Unidades Básicas de Saúde para que seu cartão vacinal seja avaliado e vacinado, se necessário. Com a ajuda de todos, venceremos mais essa batalha e nossa população ficará protegida dessa doença”, assegurou Arthur.

O vídeo está disponível no Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2229943010376303&id=193453687358589

Desde a confirmação do primeiro caso em Boa Vista, no dia 13 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Manaus começou a intensificar as ações de prevenção, disponibilizando a vacina nas 183 salas na rede pública de saúde. Com a notificação dos primeiros casos suspeitos da doença em Manaus, foram iniciadas as ações imediatas de bloqueio e a “varredura” nas áreas onde os pacientes residem.  

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura anunciou a liberação de crédito adicional de R$ 7 milhões, recurso de superávit da Vigilância Epidemiológica do Sistema Único de Saúde (SUS), para contratar 100 técnicos de enfermagem aprovados em Processo Seletivo em 2017 e garantir a estrutura logística necessária para ampliar a força de trabalho empregada no controle do surgimento de casos de sarampo em Manaus.

Também foi instalada a Sala de Situação de Vigilância em Saúde, composta por representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde (Semsa e Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT). 

A medida considerou o cenário de risco local, porque Manaus encontra-se em uma situação particular de susceptibilidade de reintrodução do vírus, com cobertura vacinal de 76,11% para crianças de um ano, o que reforça a necessidade de antecipação das ações nas esferas de governo a eventuais epidemias de Sarampo.

Até sexta-feira (23) já haviam sido notificados 32 casos suspeitos de doença exantemática. Um foi descartado, quatro confirmados e os outros 27 continuam em investigação, aguardando os resultados das análises pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A “Sala” também vai orientar cada secretaria e órgãos integrantes da estrutura sobre a elaboração de Plano de Ação, com metas e prazos, monitorando o desenvolvimento das ações de controle e enfrentamento do sarampo em Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *