Prefeitura altera cronograma do concurso da Sem­ed e novo gabarito sai na segunda

Cronograma do concurso para 400 vagas e formação de cadastro de reserva foi alterado em razão da suspensão da divulgação do resultado. Foto: Marinho Ramos/ Semcom

O cronograma do concurso para 400 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será alterado.

As novas datas saem no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 23/3, no site http://dom.manaus.am.gov.br.

Resultado suspenso

No último dia 15, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Executivo (Ibade) suspenderam a divulgação do resultado final do concurso temporariamente, devido à solicitação de informações pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) acerca da questão 20 da prova objetiva de conhecimentos gerais, aplicada aos cargos que prestaram exame à tarde.

A secretária da Semad, Luiza Bessa Rebelo, explica que candidatos entraram com recurso contra a questão, presente na prova para os cargos professor de 1º ao 5º ano, artes, ciências, educação física, geografia e língua portuguesa. Após a negativa do recurso, acionaram a Defensoria Pública do Estado.

Defensoria

“A Defensoria apenas nos pediu informações – não chegou a dizer que havia algo errado – e nós redirecionamos para a empresa. Submetemos a resposta também ao Conselho Municipal de Educação e constatamos que havia controvérsias entre correntes, por isso decidimos anular a questão, porque a não anulação poderia implicar futuramente num ajuizamento por parte da Defensoria Pública, o que iria retardar o concurso em pelo menos em um ano”, explicou Luiza.

O presidente do Ibade, Silvio Lutz, frisa que a decisão de anular a questão leva ao aumento da nota dos candidatos, gerando mais classificados, que têm o direito a todas as fases posteriores do concurso. “Haverá nova avaliação de títulos, que se deve aos candidatos que não estavam na lista anterior de aprovados”, afirma.

Novas datas

Com a anulação da questão, na segunda-feira (26), será publicada a retificação do gabarito final da prova para os cargos professor de 1º ao 5º, artes, ciências, educação física, geografia e língua portuguesa.

Os candidatos que, com a nova pontuação, atingirem nota igual ou superior a 6,0 serão convocados para a avaliação de títulos, nos dias 27 e 28/3.

O resultado preliminar da avaliação de títulos para os candidatos remanescentes da retificação deve sair no próximo dia 6 de abril, com prazo de recursos de dois dias úteis após a divulgação do resultado. Já o resultado final está previsto para o dia 13 de abril, e as convocações devem ser imediatas, e a titular da Semad destaca que as eleições deste ano não influenciarão na convocação e posse dos aprovados no concurso.

Resultados

“Já realizamos o concurso e estamos apenas nessa fase de processar e divulgar os resultados. Outra questão é que o concurso não é estadual nem federal, assim, tão logo seja homologada a lista definitiva dos candidatos serão convocados para assumir as 400 vagas”, finalizou Luiza Bessa Rebelo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *