José Fernandes Júnior toma posse como novo juiz eleitoral do TRE-AM

Advogado José Fernandes Júnior tomou posse como juiz eleitoral no TRE na classe dos juízes juristas, para o biênio 2018-2020. Foto: Raphael Alves/ TJAM

O advogado José Fernandes Júnior tomou posse na quarta-feira (21), em Manaus, como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe dos juízes juristas, para o biênio 2018-2020.

Em entrevista ao Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o novo juiz eleitoral disse que o grande desafio do próximo processo eleitoral será o combate aos crimes cometidos através das redes sociais.

Na solenidade de posse estavam presentes diversas autoridades, dentre elas o governador do Estado, Amazonino Mendes, e o presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Flávio Pascarelli.

Boas-vindas

O juiz Abraham Peixoto Campos Filho, membro da Corte Eleitoral, proferiu o discurso de boas-vindas ao mais novo titular do TRE, destacando a trajetória de José Fernandes Júnior e a missão das Cortes Eleitorais brasileiras.

“Egresso de nossa querida ‘Jaqueira’ (como é conhecido o antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, localizado no Centro de Manaus), no ano de 1988, desde então, dedica-se à advocacia, sendo que mais de 25 anos foram devotados à Justiça Eleitoral; o novo membro da Corte é também um apreciador das novas tecnologias a serviço do mundo jurídico, o que nos leva à certeza de que virá colaborar, e muito, com as atividades deste tribunal, por acreditar que, num futuro breve, os papéis serão abolidos em favor das tecnologias da informação que cada vez mais facilitam a vida dos atores da seara eleitoral”, declarou em seu discurso, ressaltando o trabalho dos tribunais eleitorais.

“Esses órgãos têm a missão imprescindível no desenvolvimento e fortalecimento das instituições democráticas e devem sempre buscar a melhoria visando o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, de reconhecida vanguarda tecnológica dentre os processos eleitorais em todo o mundo”, acrescentou.

Missão

Ao discursar como novo membro do TRE-AM, José Fernandes Júnior disse estar recebendo a nova missão com serenidade e fez agradecimentos à família.

“Muito honrado pela minha indicação para compor este Regional e agradeço a Deus, por ter me permitido alcançar mais essa conquista na minha vida profissional, aos meus familiares e dedico também um agradecimento ao meu saudoso pai, um homem que igualmente vivenciou a causa da Justiça e que acabou por transmitir aos seus filhos e netos a paixão e o entusiasmo pelo ramo do Direito”, comentou.

Além da esposa e filhos, a mãe do novo juiz eleitoral, dona Maria Cândida – ex-servidora do TJAM, estava acompanhando, emocionada, o discurso de José Fernandes Júnior.

Selo Ouro

Ele citou ainda o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo trabalho desenvolvido por servidores e magistrados em 2017 da Corte Eleitoral e do Tribunal de Justiça do Amazonas, que receberam pela primeira vez o Selo Ouro do Justiça em Números.

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Yedo Simões de Oliveira, informou ao Portal do TJAM que o órgão espera há três anos a nomeação do novo membro pelo presidente da República. “Agora foi concretizada e naturalmente isso reforçará o trabalho do TRE do Amazonas nas eleições de 2018”.

No discurso, durante a solenidade, o desembargador afirmou que a chegada de José Fernandes Júnior à Corte trará a experiência de um advogado militante no foro de Manaus, que tem sido aclamado por sua advocacia correta e postura de homem público.

“Já serviu na seara eleitoral, no âmbito da advocacia, e muito tem contribuído para a melhoria das nossas decisões. Este plenário está muito honrado com sua presença”, declarou.

Solenidade

Na solenidade de posse também estavam presentes o vice-governador do Estado e secretário estadual da Segurança Pública, Bosco Saraiva; o procurador de Justiça Fábio Monteiro, chefe do Ministério Público Estadual; a desembargadora do Trabalho Ruth Barbosa Sampaio, diretora do Centro de Memória, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11ª Região); o defensor público Rafael Barbosa, titular da Defensoria Pública do Amazonas; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Adriana Mendonça; representando a Prefeitura de Manaus, o chefe da Casa Civil Arthur Bisneto; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto; dentre outras autoridades.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *