Manaus e arredores sem energia porque circuito do Linhão de Tucuruí saiu de operação

Manaus e arredores sem energia

Manaus e arredores sem energia porque o Linhão de Tucuruí deixou outra vez os consumidores na mão

Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru estão sem energia. São as cidades amazonenses interligadas ao Linhão de Tucuruí. A interrupção durou entre 14h e 15h30 desta quarta (21/03). Ainda há bairros onde o restabelecimento não se deu. Um circuito duplo do Linhão saiu de operação e provocou o apagão. A informação é da Eletrobras Distribuição Amazonas.

A concessionária de energia disse aguardar informações do Operador Nacional do Sistema (ONS) para esclarecer os usuários. Pelo menos 12 Estados do Norte e Nordeste foram afetados.

O apagão provocou pane nos semáforos e enorme prejuízo ao comércio. Produtos perecíveis, que precisam de congelamento, ficaram sob risco. Escolas e outros serviços tiveram que ser paralisados.

A queda no fornecimento foi progressiva, mas, por volta das 15h, a totalidade da capital e cidades próximas haviam sido atingidas.

 

Manaus e arredores sem energia porque são interligados

Manaus e as outras três cidades do Amazonas foram interligadas ao Linhão de Tucuruí em maio de 2015. A partir daí vários apagões foram registrados, o que demonstra a fragilidade do sistema.

Por conta dessa interligação parcial, a Eletrobras resolveu estender para todo o Amazonas a cobrança das bandeiras tarifárias. A medida encarece a conta do consumidor, em todo o Estado, mesmo não usando o Linhão.

Não há qualquer previsão de quando o abastecimento será normalizado.

 

No Brasil

Municípios de ao menos 12 Estados do Norte e do Nordeste do País enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não se manifestou.

Veja a íntegra da nota da Eletrobras Distribuição Amazonas:

 

NOTA OFICIAL

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que um circuito duplo de 500 kv do linhão de Tucuruí que atende o estado do Amazonas saiu de operação, possivelmente outros estados também foram afetados. A Distribuidora aguarda um posicionamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) para informar mais detalhes aos seus clientes.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *