Falha nos testes do linhão de Belo Monte provocou apagão que atingiu 13 Estados, inclusive o Amazonas

Falha nos testes do linhão de Belo Monte provocou apagão

Falha nos testes do linhão de Belo Monte provocou apagão que atingiu Manaus e arredores. Usina entra em funcionamento pleno somente em 2019

Falha nos testes no Linhão da usina de Belo Monte, no Pará, provocou o apagão da tarde de hoje (21/03). A informação é do deputado federal José Carlos Aleluia (Dem/BA), em seu perfil no Twitter.

“Falha nos testes da linha de Belo Monte (bipolo), provocou desligamento de energia elétrica de praticamente todo Norte e Nordeste. O sistema de alívio de carga também falhou. 18.000 mW desligado”, disse o parlamentar.

Foram afetados Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe, Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. O problema em Belo Monte afetou circuitos do Linhão de Tucuruí, que abastece os Municípios amazonenses.

Os Municípios amazonenses que ficaram sem energia foram Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo. Ainda há pontos em todas as cidades onde o fornecimento não foi restabelecido.

 

Belo Monte

A usina de Belo Monte foi construída no rio Xingu e tem capacidade instalada de 11.233,1 MW. Terá carga suficiente para atender 60 milhões de pessoas em 17 Estados. Isso representa cerca de 40% do consumo residencial de todo o País. É a terceira maior hidrelétrica do mundo.

A usina, inaugurada em Maio de 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff, só atingirá o pleno funcionamento em 2019. Ela está localizada no Município de Altamira (PA).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *