Imigrantes venezuelanos são atendidos por mutirões de cidadania e saúde

Centenas de imigrantes foram atendidos no último sábado e ações serão continuadas no dia 24, para expedição de documentos e ações de saúde. Foto: Arquivo

Centenas de imigrantes venezuelanos indígenas e não indígenas estão sendo chamados, no próximo sábado (24), a participar de uma ação para regularização de documentação, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da zona Leste, no bairro São José, zona Leste.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU), e contou com o apoio de órgãos públicos estaduais, municipais e federais para a realização dos atendimentos e prestação dos serviços disponibilizados.

ONU

As atividades são acompanhadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e tiveram início no sábado passado (17).

Para ter acesso aos pedidos de documentação, os venezuelanos devem fazer um pré-cadastro no site pela internet e aguardar confirmação. O cadastro deve ser preenchido neste link.

O formulário serve para organizar os pedidos para emissão de documentos como carteira de trabalho, CPF e registro em programas sociais.

Primeiro mutirão

No dia 17, venezuelanos já receberam atendimentos médicos e obtiveram documentos pessoais, durante mutirão realizado no PAC da zona Leste.

A ação faz parte das medidas de acompanhamento que o MPF tem empregado para garantir apoio humanitário aos imigrantes venezuelanos indígenas e não indígenas pelos órgãos públicos na capital amazonense.

Documentação

Durante o mutirão, 250 atendimentos foram realizados pelos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a emissão imediata de 75 carteiras de trabalho. Já a Receita Federal atendeu a 200 solicitações para emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aos venezuelanos resultaram 211 consultas, 35 encaminhamentos para especialistas, 46 solicitações de exames, emissão de 195 receitas, realização de 95 exames dermatológicos e aplicação de 270 doses de vacina.

Exames

Ainda foram realizadas 292 testagens rápidas de HIV, 17 exames para diagnóstico de tuberculose e 35 exames de diagnóstico de malária.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) contribuiu na ação com a realização de 35 inclusões no Cadastro Único para participação dos cadastrados em programas governamentais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *