Mostra Literária movimenta Usina Chaminé neste domingo

Dori Carvalho, poeta. Foto: Divulgação

Para encerrar a programação das Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizará, neste domingo (18), a 1ª Mostra Literária, das 16h às 21h, no Centro Cultural Usina Chaminé, no Centro de Manaus. A entrada será gratuita.

O evento contará com exposição de livros, palestras, exibição de vídeos, oficinas, intervenções e shows musicais.

De acordo com Francis Madson, gerente de eventos da SEC, a união de várias linguagens em um mesmo evento é uma característica das temporadas culturais.

“Apesar de atender as categorias ‘Literária’ e ‘Delas’, com atividades voltadas à literatura e às mulheres, mesclamos com outras linguagens como dança, teatro e música. Será assim em todas as temporadas porque, unindo as categorias, trazendo outras linguagens, potencializamos o evento”, comenta.

A Usina Chaminé será totalmente ocupada com as atividades. No salão principal do centro cultural acontecerá a mostra de livros, com 16 expositores, entre autores, editoras e sebos.

Entre os participantes confirmados estão José Maraca, escritor de histórias regionais que chegou a vender a própria casa para conseguir produzir seus livros; Maria Luiza Medeiros, jovem escritora de Iranduba e empreendedora que, aos 19 anos, edita e vende suas obras; a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), com poemas amazônicos; Dori Carvalho e Gui do Cordel, com declamação de poesias; e o sebo Edipoeira, que levará boa parte do acervo.

Usina Chaminé. Foto: Divulgação

No “Espaço cinema”, das 16h às 16h50, terá exibição dos filmes acessíveis “A chegada de Lampião no Céu”, “Alice no País das Maravilhas” e “A terrível história da perna cabeluda”. No mesmo lugar, acontecerão as palestras “Os últimos falantes do Munduruku”, com Ytange, às 17h; “Literatura marginal”, com Rojefersson, às 18; e “Cinema e literatura”, com Diego Bauer, às 19h.

Ainda na área interna acontecerão as oficinas de fanzine, com Naldo Cinza (16h); de Aguada de Nanquim, com Turenko Beça (16h); de quadrinhos, com Romahs Mascarenhas (17h); e de quadrinho e caricatura, com Eunuquis e Malika (17h).

Música

No palco, montado na área externa da Usina, haverá apresentação da DJ Rissa Sanders; apresentação de Dança do Ventre, com a La Azon; e shows das cantoras Lucinha Cabral, Lucilene Castro, e da banda Gramophone.

Espaço kids 

Também na parte externa, logo na entrada da Usina Chaminé, estará o “Espaço Kids”, com brinquedos pedagógicos e contações de histórias. Outra atração para a garotada é a oficina de grafitti para crianças, que será comandada pela artista visual Chermie.

Intervenções

De 16h até 19h, as artistas visuais Erê e Nadja farão intervenções na mureta e no viaduto da Manaus Moderna.

Feira criativa e gastronômica 

As feiras criativas também estarão do evento. Quatro tendas serão montadas para atender cerca de 50 expositores que levarão uma diversidade de produtos, entre eles livros, artesanato e cosméticos. Opções gastronômicas também não vão faltar.

A temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’ acontecem desde o dia 25 de fevereiro, em todas as zonas de Manaus, com atividades de literatura e voltadas às mulheres. As ações se estenderam para Iranduba, Autazes e Manacapuru.

PROGRAMAÇÃO

Salão principal

16h às 21h – Exposição de livros

Espaço do cinema

16h – Exibição de filmes acessíveis

17h – Palestra “Os últimos falantes do Munduruku”

18h – Palestra “Literatura marginal”

19h – Palestra “Cinema e literatura”

Sala 1

16h – Oficina de fanzine, com Naldo Cinza

17h – Oficina de quadrinhos, com Romahs

Sala 2

16h – Oficina de Aguada de Nanquim, com Turenko Beça

17h – Oficina de quadrinhos e caricatura, com Eunuquis e Malika

Área externa

16h às 21h – Feira criativa e gastronômica

Espaço kids

16h – Oficina de grafitti para crianças, com Chermie

Palco

16h – DJ Rissa Sanders

17h – La Azon (dança do ventre)

17h30 – Lucinha Cabral

18h30 – Lucilene Castro

19h30 – Gramophone

Entorno da Usina

16h às 19h – Intervenção de grafitti no viaduto e na mureta da Manaus Moderna, com Erê e Nadja

Serviço: Encerramento das temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’

Data/hora: 18 de março, domingo, de 16h até 21h

Local: Usina Chaminé – Avenida Manaus Moderna, s/n, Centro

Entrada: Gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *