Jejuardes prende homem e apreende três adolescentes armados por roubo a ônibus

Ao todo, quatro pessoas foram detidas ontem durante operação que teve como foco os terminais de ônibus da cidade. Foto: Bruno Zanardo/ Secom

Afonso Marques Pacheco, 21, foi preso em flagrante suspeito de assalto a ônibus e três adolescentes – sendo dois de 15 anos e um de 17 anos – foram apreendidos acusados de praticar roubo a coletivos durante a Operação Jejuardes realizada nesta sexta-feira (16) à noite, nos terminais da capital.

Durante a operação foram apreendidos um revólver calibre 38, duas munições intactas, um simulacro de arma de fogo, além de quatro aparelhos celulares e R$ 234 em espécie, oriundos de roubos em ônibus do transporte coletivo.

A operação contou com apoio da Polícia Civil, Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e, também, da Polícia Militar.

Integração

Hoje, durante a coletiva o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva, destacou que a partir desta etapa as ações policiais terão um maior foco nos terminais de integração de Manaus, bem como em paradas de ônibus com maior fluxo de usuários do transporte público.

“Estamos trabalhando com empenho nestes locais de intensa movimentação.  Na noite de ontem, o foco da ‘Jejuardes’ foram os cinco terminais de integração. A partir de segunda-feira (19/3), teremos uma atuação permanente das Polícias Civil e Militar nestes locais que, assim como os servidores da Seaop, estarão dentro dos ônibus coletivos, em horários estratégicos para coibir furtos e roubos”, disse Saraiva.

Drogas e prisões

Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, enfatizou que a integração do aparato de Segurança Pública tem corroborado com o êxito nas operações.

“Todas essas ações visam firmar o compromisso da atual gestão com a segurança da população. Desde as primeiras operações, deflagradas no início deste ano, temos logrado êxito nas apreensões tanto de grande quantidade de drogas, quanto de indivíduos que atuam em associações criminosas. As investigações não cessam, é sempre um trabalho contínuo que, com o tempo, é aprimorado”, ressaltou Brito.

Resultado “Jejuardes 6”

Na noite de sexta-feira, por volta das 22h30, dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos, no momento em que estavam roubando passageiros da linha 517, da empresa Expresso Coroado.

Bosco Saraiva explicou que, no momento em que a dupla estava cometendo o crime, o motorista do ônibus avistou o comboio da operação e emitiu um sinal de luz, utilizando os faróis do automóvel.

Abordagem

“Notamos que algo estranho acontecia naquele coletivo. Realizamos a abordagem e, logo em seguida, apreendemos os dois adolescentes. Em posse deles estavam um revólver calibre 38 contendo, duas munições intactas e, ainda, quatro aparelhos celulares e R$ 234 em espécies, oriundos da prática criminosa. A atitude do motorista foi crucial nesse caso. Ao sinalizar que algo acontecia, conseguimos lograr êxito nessas apreensões”, explicou Bosco Saraiva.

Ainda durante as diligências, as equipes de policias prenderam Afonso Marques Pacheco, 21, e apreenderam um adolescente de 15 anos, nas dependências do Terminal de Integração Cinco, conhecido como T5, situado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona Leste.

Na ocasião, os policiais avistaram a dupla naquele terminal, descendo do ônibus coletivo em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem, foi apreendido um simulacro de arma de fogo que estava em posse do adolescente.

Terminal 2

Em depoimento, no 9º Distrito Integrado e Polícia (DIP), Afonso confessou que, juntamente com o adolescente, iriam cometer roubos na região do Terminal de Integração Dois, o “T2”, situado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade.

Afonso foi indiciado por corrupção de menores. O adolescente apreendido com Afonso, será liberado após os procedimentos no 9º DIP. Já os dois adolescentes de 15 e 17 anos, irão responder por ato infracional análogo ao crime de roubo.

Os dois foram levados à Delegacia Especialidade em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *