MPE abre inquérito para investigar falta de material em hospital de Tabatinga

UPA Tabatinga. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tabatinga, instaurou inquérito civil para investigar a falta de oxigênio medicinal, luvas, desfibrilador, seringas e outros materiais de uso médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga (distante 1.107 quilômetros de Manaus).

O inquérito foi aberto no dia 14 de março de 2018, um dia depois de o MPE ter recebido denúncia de médicos da unidade sobre a falta dos materiais e equipamentos, considerados indispensáveis aos atendimentos de saúde realizados na UPA. Na ocasião, os médicos também denunciaram a falta de pagamentos por dias trabalhados.

Devido ao risco ao qual a população da cidade está sendo submetida com a falta dos materiais, o inquérito foi instaurado de imediato. O MPE disse ainda que a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) já recebeu um ofício com pedido de informações sobre os problemas.

Susam

Em nota, a Susam informou que ainda não foi notificada sobre o referido inquérito e que irá prestar todos os esclarecimentos caso seja solicitada. A Susam esclarece, ainda, que a empresa que estava prestando serviços naquela unidade em caráter precário foi substituída por esta administração, por ter sofrido uma sanção, impedindo-a de contratar com o Governo do Estado.

A nova gestão da Susam tem trabalhado para reestruturar a UPA Tabatinga dentro dos pressupostos legais e em definitivo para oferecer um serviço de qualidade na região. Desde que assumiu, a atual administração tem investido na organização da unidade com a mudança de direção, nas empresas prestadoras de serviços, regularização de contratos e fornecimento de medicamentos e materiais de uso médico.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *