Liberação de 1,5 mil dos presídios do Amazonas é boato, afirma Seap

Audiências para análise de presos que vão para o regime de monitoramento eletrônico começou ontem. Seap desmente notícia de que 1.500 presos passariam a usar a tornozeleira, e que o número não bate com o total de detentos no sistema. Foto: Arquivo

Uma “fake news” que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (14) falando da liberação de 1.500 presos das cadeias do Amazonas foi desmentida, em nota, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Durante audiência na justiça, de um total de 63 casos, 47 detentos vão passar para o monitoramento eletrônico, ou seja, 74,6% do total.

A secretaria reitera que não procede a informação que está circulando nas redes sociais sobre a liberação de 1,5 mil detentos do semiaberto com tornozeleira, já que o número não condiz com a realidade do regime, que hoje tem 593 custodiados.

Audiências

Nesta terça-feira (13) tiveram início as audiências dos presos do semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) que passaram pela análise das certidões carcerárias das equipes multidisciplinares da Seap.

As audiências estão ocorrendo no Fórum Henoch Reis, com juízes da Vara de Execução Penal (VEP). No primeiro dia foram realizadas 63 análises, com o resultado de 47 presos do semiaberto com monitoramento eletrônico.

7 vão seguir presos

A conclusão das audiências dos demais presos que foram escoltados para o fórum resultou na progressão de três deles para o regime aberto, seis livramentos condicionais, seis transferências para o Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II) e uma regressão ao regime fechado do Compaj.

A Seap informa que o procedimento durante esta quarta-feira (14) está ocorrendo com um total de 56 presos. A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) prestou apoio com a Delegacia Móvel que está sendo utilizado como espaço para o cadastro no sistema de monitoramento dos presos que precisam da aplicação da tornozeleira eletrônica.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *