Sema realiza soltura de quelônios na RDS Puranga Conquista nesta sexta-feira

Hoje, a partir das 9h, serão devolvidos à natureza aproximadamente 150 filhotes de tartaruga irapuca. Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista realiza, nesta sexta-feira (9), a partir das 9hs, na comunidade indígena Nova Esperança, aindadentro do limite de Manaus (distante 65 quilômetros da capital), soltura de quelônios com a devolução à natureza de aproximadamente 150 filhotes da espécie de tartaruga irapuca (P. erythrocephala).

De acordo com a assessora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Maria do Carmo Gomes Pereira, essa é a terceira edição da soltura de quelônios dentro daquela Unidade de Conservação (UC), que conta uma área de 76.936 hectares onde estão instaladas 15 comunidades indígenas e rurais.

300 tartarugas

Em três anos, foram devolvidas cerca de 300 tartarugas à natureza. Este ano o evento contará com a participação de 150 moradores das comunidades Nova Canaã, São Sebastião e Nova Esperança.

Durante todo o dia, a RDS Puranga Conquista vai desenvolver uma programação especial de atividades sociais e educacionais, com a realização de palestras, oficinas e serviços de conscientização com tema ligado ao meio ambiente.

Do Carmo informou que, este ano, o objetivo da soltura de quelônios é a preservação da espécie, auxiliando os moradores nos processos de coleta correta dos ovos durante a “chocadeira”, encubação e o período eclosão, quando acontece o nascimento dos filhotes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *